Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

24 DE NOVEMBRO DE 2013

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2013, 08h40 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h23 | Acessos: 2538

Clipagem ASCOM
Recife, 24 de novembro de 2013

 

:: Jornal do Commercio

Opinião JC

Repórter JC

Cinema para deficiente visual

O III Festival Internacional Brasil Stop Motion anuncia para o dia 28, no Cinema da Fundação, Derby, a exibição de filme com audiodescrição, para pessoas cegas ou com outra deficiência visual. Elas acompanham o filme através do relato das imagens.

 

Economia

JC Negócios

Agricultura e...

As repercussões socioambientais dos projetos empresariais da aquicultura são temas do livro Movimento Sociais na Pesca, organizado pelo professor Ângelo Callou, da UFRPE.

...seus impactos

Com apresentação do pesquisador da Fundaj Tarcísio Quinamo, o livro será lançado terça-feira, às 17h30, na Fundaj de Casa Forte, no IV Seminário Pesca Artesanal e Sustentabilidade.

 

Caderno C

Cinema

Tatuagem (BRA, 2013) – De Hilton Lacerda. Com Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa. Cinema da Fundação – 16h; 18h15; 20h30. Drama. 16 anos.

 

:: Folha de Pernambuco

Programa

Mais iniciantes para atender aos cinéfilos

Nova sala da Fundaj em casa Forte está em licitação

Ainda em fase de planejamento, o futuro Cinema da UFPE se soma a outros projetos parecidos no Recife. O mais adiantado é o da nova sala de exibição da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que será locada no auditório Benício Dias, no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte. O projeto está em fase licitatória, que escolherá a empresa realizadora da reforma. A expectativa é que o espaço fique pronto até o segundo semestre de 2014. A proposta amplia as instalações da Fundaj, que já possui a Sala José Carlos Cavalcanti Borges, no Derby, conhecida como Cinema da Fundação. De acordo com o programador do espaço e crítico de cinema da Folha de Pernambuco, Luiz Joaquim, a escolha dos filmes exibidos no novo espaço deve ter um perfil próximo ao do Derby. “Ao mesmo tempo, queremos empregar uma personalidade própria ao lugar. Como se trata de um museu, podemos dar também espaço a filmes que flertem com questões mais sociais”, afirma. O cinema terá capacidade para 170 espectadores, com projeção em formato digital DCP. Agregadas aos já existentes Cine São Luiz, Cinema da Fundação e Cine Teatro Apolo, as duas novas salas de exibição retomam uma prática há tempos sufocada pela disseminação dos multiplex. Em 1968, a Capital pernambucana contava com aproximadamente 28 cinemas. Boa parte desses lugares, como o Moderno, o Trianon e o Boa Vista, fecharam as portas nas últimas décadas. Para o programador do São Luiz, Geraldo Pinho, iniciativas como as da Fundaj e da UFPE ainda são escassas por falta de incentivo. “É necessário um investimento do Estado nessa cadeia, para que haja condições mínimas de novos empreendimentos surgirem. Também seria interessante que as empresas privadas acreditassem que o cinema pode funcionar fora dos shoppings. Fala-se muito sobre a formação de público, mas o número de espectadores só aumenta se as opções de salas aumentarem também”, aponta.

FRUSTRAÇÕES

Enquanto alguns projetos caminham a passos largos, outros continuam apenas na promessa. O Edifício Chanteclair e o Teatro do Parque são algumas dessas reformas intermináveis do Recife. A primeira, localizada no Bairro do Recife, começou a ser restaurada em 2001, teve seus trabalhos paralisados em 2004 e retomados após seis anos. O projeto inicial previa, entre outras coisas, a construção de oito salas de cinema na antiga casa de shows. Sem previsão de término da restauração, a Realesis Empreendimento, responsável pelo prédio, não se pronuncia sobre o assunto, mas comenta-se que o novo projeto não contemplará salas de cinema. Com 98 anos de história, o Teatro do Parque segue por um caminho semelhante. O espaço, que em1929 foi transformado em cineteatro pelo Grupo Severiano Ribeiro, está de portas fechadas há três anos. Nos últimos anos, além de receber peças teatrais, o lugar abrigava exibições de filmes.

 

Guia Folha

Roteirão

Cinema

Tatuagem / De Hilton Lacerda / Com Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo Garcia. Clécio Wanderley é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas e mantém um relacionamento com Paulete, principal estrela da companhia. Mas tudo muda com a chegada de Fininha, cunhado de Paulete. Cinema da Fundação: 16h, 18h15, 20h30. 16 anos.

 

:: Diário de Pernambuco

Vida Urbana

Matriz de Santo Antônio vai, enfim, ser reformada

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, localizada no coração do bairro homônimo, será o primeiro monumento tombado do Recife a ser reformado com os recursos do PAC das Cidades Históricas. A licitação para o trabalho de requalificação do telhado, pisos, forros e paredes do templo deve ser concluída até o fim de dezembro. A obra deve começar em janeiro de 2014 e terminar até julho de 2015. O investimento será de R$ 3,5 milhões.
No início da reforma, a igreja continuará tendo celebrações, mas, com o avanço dos trabalhos, as portas devem se fechar para o público. Os fiéis só poderão voltar a assistir à missa quando as obras forem concluídas. A Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz de Santo Antônio, responsável pela manutenção da igreja, estima que cerca de 200 fiéis frequentem a matriz. O superintendente do Iphan-PE, Frederico Almeida, explicou que, inicialmente, não haverá a necessidade de barrar as pessoas, mas algumas cerimônias já precisaram ser canceladas. “Pedimos que a irmandade suspendesse a realização de casamentos”, esclarece.
De acordo com a secretária da Irmandade, Sueli Carneiro, a última reforma da igreja aconteceu há 32 anos. “Os principais problemas podem ser observados no telhado, que está com vários pontos de infiltração, e no ladrilho, que está estufando”, pontua. A reforma já vinha sendo solicitada há quase 10 anos, segundo a mantenedora. “Uma estudante de arquitetura veio fazer um trabalho de conclusão de curso aqui e alertou sobre o perigo do telhado. Desde então esperamos pela requalificação”, afirma. Além do telhado, serão requalificadas as fachadas, coberturas, pisos, paredes, esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas. Também serão construídos banheiros e rampas acessíveis. A Matriz de Santo Antônio é um dos principais exemplares do estilo barroco no Recife. Com detalhes em douradas, o altar principal representa o estilo rococó. É possível observar no interior do templo várias pinturas nas paredes, um Crucificado em marfim e uma imagem de Santo Antônio. Um enorme lustre de cristal pende do teto. “Ela já foi uma das principais igrejas da cidade e era, no século 18, frequentada pela alta sociedade do Recife”, enfatiza Frederico Almeida. 

PAC banca oito obras no Recife
As cidades do Recife, Olinda e o distrito de Fernando de Noronha receberam um investimento de quase R$ 171 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC-CH) para tirar do papel 26 projetos. Na capital pernambucana, serão realizadas oito obras. Dessas, quatro ficarão sob a responsabilidade do Iphan e quatro serão tocadas pela Prefeitura do Recife. Estão contempladas a restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, da Conceição dos Militares, dos bens móveis e integrados da Igreja de São Pedro dos Clérigos, do Museu da Abolição, da Igreja do Carmo e entorno, da Igreja de São José do Ribamar e entorno além da requalificação do Mercado São José.
Quatro obras serão realizadas em Fernando de Noronha: a restauração da Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios e a conservação e revitalização das ruínas e pátios seculares da Vila dos Remédios, do Forte Santo Antônio e do Forte São Pedro do Boldró. Em Olinda, 14 projetos foram aprovados. Entre eles, a requalificação da área do Fortim.

+SAIBA MAIS 
A Matriz de Santo Antônio 

Localizada no entorno da Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio

Começou a ser erguida em 1753 e só ficou pronta em 1790

Antes da construção existia no local uma “casa da pólvora”

A igreja apresenta influência barroca, principalmente na fachada

As portas, de madeira entalhada com almofadões, evidenciam o estilo rococó

A decoração do interior só foi concluída no século 19 

A capela-mor é ornamentada com painéis de Sebastião da Silva Tavares

A pintura e a douração da igreja foram realizadas por Manuel de Jesus Pinto

No lado direito da matriz localiza-se o cemitério

Na entrada existem duas capelas: a de Nossa Senhora da Piedade e o batistério

Fontes: Livro Pernambuco Preservado (Leonardo Dantas da Silva) e Fundaj

 

Viver

Cinema

Tatuagem – Clécio é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e nudez. 16 anos. Cinema da Fundação. 16h, 16h40 (qui), 18h15, 18h40 (qui), 20h30, 20h40 (qui).

 

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.