Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Gráfico Amador
Início do conteúdo da página

O Gráfico Amador

Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2011, 17h20 | Última atualização em Quinta, 03 de Janeiro de 2019, 11h38 | Acessos: 35383

Responsável pela guarda, preservação e difusão dos acervos da Fundação Joaquim Nabuco, a Diretoria de Documentação, tendo em vista justamente a divulgação e o compartilhamento do seu patrimônio histórico, artístico e cultural, expõe periodicamente, neste espaço virtual, o que há de melhor no acervo reunido em mais de seis décadas pela Instituição.

Nosso presente destaque é para a coleção de livros — integrantes da Seção de Obras Raras da Biblioteca Central Blanche Knopf — produzidos pelo O Gráfico Amador, legendária oficina de artes gráficas pernambucana que iniciou suas atividades em 1954 e as encerrou há exatos cinquenta anos. 

Perfil de O Gráfico Amador

Criado em maio de 1954 por Aloísio Magalhães, Gastão de Holanda, José Laurênio de Melo e Orlando da Costa Ferreira, O Gráfico Amador — oficina experimental de artes gráficas formada por escritores e artistas plásticos — se propunha a publicar breves textos literários, sobretudo poesia. Suas tiragens eram intencionalmente artesanais e muitas edições foram numeradas e assinadas pelos próprios autores. Uma antiga prensa manual era o coração de O Gráfico Amador

A oficina, que marcou época pela originalidade e qualidade das produções, teve entre seus autores publicados nomes como Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Mauro Mota, Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna. Dentre os ilustradores, destacam-se Adão Pinheiro, Reynaldo Fonseca, Aloísio Magalhães e Orlando da Costa Ferreira.
 
O Gráfico Amador funcionou na Rua Amélia no bairro recifense do Espinheiro. Para sobreviver financeiramente, contava com a colaboração de dezenas de sócios. No auge de suas atividades chegou a contar com 57 colaboradores. 
Hoje, os primorosos livros e opúsculos que lançou são um capítulo especial tanto da literatura brasileira e pernambucana quanto das artes gráficas nacionais. 

Fundaj, abril de 2011.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.