Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centro Integrado de Estudos Georreferenciados (Cieg)
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Segunda, 28 de Janeiro de 2013, 09h32 | Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 12h40 | Acessos: 17927

imagem cieg  

                                                                                                                        Click the image for english presentation                             

     Vinculado à Diretoria de Pesquisas Sociais – Dipes, o Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social Mário Lacerda de Melo - CIEG - foi inaugurado em 10 de dezembro de 2010, contando com recursos do FINEP/MCT e da Fundaj.  


Seu nome faz uma justa homenagem ao ilustre geógrafo pernambucano, nascido em Água Preta – PE em 1913 e falecido em Recife – PE em 2004. Formado em Direito, o prof. Mário Lacerda de Melo foi presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) em 1954 e recebeu o título de Pesquisador Emérito da Fundaj em 1986; foi professor do colégio Pedro II no Rio de Janeiro; lecionou na área de Geografia Humana no Departamento de Ciências Geográficas e também em Geologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O prof. Mário Lacerda foi também Secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco. Foi também Secretário-geral do GERAN (Grupo Especial de Racionalização da Agro-indústria Canavieira do Nordeste), além de autor de várias obras importantes, tais como “Metropolização do Recife”, “Migrações para o Recife”, “Racionalização Agrária para o Nordeste”e “Os Agrestes e Meio-norte”.

Situado no Campus Anísio Teixeira, o CIEG está instalado numa casa em meio às franjas verdes da Reserva de Dois Irmãos em Apipucos e conta com um Laboratório de Cartografia Social, mini-auditório e salas de exposições, pesquisas e bancada de serviços de confecção e plotagem de mapas e imagens de satélite. Cursos, seminários e pesquisas próprias ou em parceria nas áreas de meio ambiente, estudos sociais, educação, ciência e tecnologia fazem parte das atividades do CIEG.

A partir de fevereiro de 2017 foi criado o Núcleo de Estudos em Estatísticas Sociais (NESS) no âmbito do CIEG.

Para acessar o Programa de Atividades Permanentes do CIEG clique aqui.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.