Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Metodologia da Pesquisa
Início do conteúdo da página

Metodologia da pesquisa

Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2015, 13h01 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 20h39 | Acessos: 2501

2. Metodologia da Pesquisa.

Para efeito dessa pesquisa, cada UC foi mapeada e analisada isoladamente, uma vez que as unidades não guardam relações de vizinhança entre si, pois têm gestão local específica, além de características físicas, arqueológicas e de naturezas distintas quanto à consevação ambiental e aos possíveis conflitos socioambientais. Apesar de estarem situadas no mesmo bioma, algumas inclusive estão geograficamente próximas, como, por exemplo, os parques nacionais Serra das Confusões e Serra da Capivara, no sul do Piauí -  porém guardam suas respectivas particulares, como serão vistas adiante. Esta estratégia metodológica foi necessária para que fosse possível não só a avaliação das partesm como também do todo - objeto das conclusões que estão no último capítulo deste Relatório de Pesquisa. 

 Estação Ecológica do Seridó. Uma das quatorze Unidades de Conservação mapeada e analisada conforme suas características geoambientais.

Cada capítulo que trata de uma UC específica segue a mesma estrutura: introdução (onde são abordados os aspectos gerais da UC, tais como localização, criação e caracterização da paisagem), aspectos socioeconômicos (dados de população, renda e escolaridade dos municípios com porções variadas de seus territórios inseridos nos limites da respectiva UC, além de um mapa com o recorte da Tipologia das Cidades Brasileiras do Ministério das Cidades [2005] e da Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR - defendida pelo Ministério da Integração Nacional [2005]), os conflitos socioambientais (pressão antrópica), fitofisionomias e características geoambientais (descrição geral dos fatores ambientais característicos da área, tais como a vegetação, o solo, o regime de chuvas e a geomorfologia), a geração da carta- imagem multiespectral específica (uma vez que para cada UC há imagens específicas quanto à data de aquisição da cena e o sensor orbital utilizado), o Comportamento Espectral dos Alvos e Índices Normalizados de Vegetação (onde são detalhados, basicamente, os dois métodos de Processamento Digital de Imagens [PDI] utilizados para o cálculo de áreas e o mapeamento das classes, incluindo a vegetação: Classificação Supervisionada, o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada [IVDN] e Índice de Vegetação Ajustada ao Solo [IVAS]) e, por fim, as conclusões do capítulo.

Para baixar o capítulo completo do Marco teórico-metodológico: etapas, dados e procedimentos, clique aqui.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.