Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Parna Furna Feia
Início do conteúdo da página

Parna Furna Feia

Publicado: Segunda, 14 de Março de 2016, 11h34 | Última atualização em Terça, 15 de Janeiro de 2019, 10h35 | Acessos: 4612

Parque Nacional da Furna Feia

As cavernas como caminho à exuberância da Caatinga 

O Parna da Furna Feia contribui para a conservação das 218 cavernas atuamente identificadas até fevereiro de 2016. Também ajuda a preservar as  espécies endêmicas e espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção na Caatinga.


Foto: espécie endêmica da fauna do Parna Furna Feia.
Fonte: Isis Evelen (2016) 

Este Parque Nacional foi criado pelo Decreto Presidencial no dia 05 de junho de 2012, é também o primeiro Parque Nacional do Rio Grande do Norte, fundado com o objetivo de conservação e incentivo à fomentação do turismo ecológico no RN, a expectativa é que esteja aberto para visitação a partir de 2016. 


Foto: visião panorâmica do Parna da Furna Feia. 
Fonte: Isis Evelen (2016) 

O Parna da Furna Feia possui 8.494 ha e está inserido nos municípios de Mossoró e Baraúna. Esta Unidade de Conservação contribui para a conservação das cavernas e da Caatinga no oeste potiguar. Uma das particularidades desta UC é o cenário espeleológico presente em meio ao bioma Caatinga.


Foto: Caverna Furna Feia.
Fonte: Isis Evelen (2016)

 

Foto: espécie endêmica do Parna da Furna Feia, aranha altamente venenosa.
Fonte: Isis Evelen (2016) 

 

Vídeos

 

Entrevista com o Sr. Leonardo Brasil [02'09"]

Entrevista com o Sr. José Iagatan [01'41"]

Mapas

Mapa de localização do Parque Nacional Furna Feia. Fonte: elaborado pelos autores.

 

Localização do Parque Nacional Furna Feia, a PNDR (MI, 2003) e a Tipologia das Cidades (MCid, 2005). Fonte: MI, 2003; MCid, 2005. Elaborado pelos autores.

 

                                                        Carta - Imagem 2017 do Parque Nacional Furna Feia                                                                                              Fonte: Elaborado pelos autores

 

Fotos do Parque Nacional da Furna Feia
(clique para ampliar)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.