Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Núcleo de Estudos em Estatísticas Sociais (Nees)
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2017, 10h05 | Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2020, 17h58 | Acessos: 16649

   Na busca constante de instrumentalização da pesquisa social nos padrões necessários e compatíveis com as demandas atuais, a Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) vem procurando acompanhar as inovações científicas, tecnológicas e metodológicas da contemporaneidade. Uma das ações tomadas recentemente neste caminho foi a criação do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social Mário Lacerda de Melo (CIEG) em 2010.

   A geração de dados primários é uma marca que vem do início da atuação da Fundaj, que, inclusive, já possuiu em sua estrutura uma diretoria de estatística, responsável entre outras funções, de publicar um índice de preços ao consumidor. A partir dos dados coletados, trabalhamos também com métodos qualitativos, tais como análise do discurso e análise de conteúdo, uma vez que muitas vezes o levantamento da informação primária ocorre com a conjunção de aplicação de questionários e realização de entrevistas de grupos focais.

   A forte tradição da Fundaj em realizar pesquisas quantitativas com a coleta primária de dados faz com que existam hoje inúmeros bancos de dados que podem ser disponibilizados para a comunidade científica. Assim, a existência de um conjunto de servidores com competência para elaboração de pesquisas quantitativas com a coleta e a análise de dados primários, a existência de um grande conjunto de banco de dados dispersos entre as diversas Coordenações Gerais da DIPES, a ausência de uma unidade na estrutura projetada para a reunião destas pessoas e a ampliação da prestação deste tipo de serviço (interna e externamente) levaram à criação do Núcleo de Estudos em Estatísticas Sociais.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.