Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atividades Permanentes
Início do conteúdo da página

Atividades Permanentes

Publicado: Terça, 15 de Mai de 2012, 11h10 | Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2021, 10h00 | Acessos: 28179

1.    Índice de Preços ao Consumidor da Cidade do Recife – IPC

Atividade permanente de fornecimento de informações adequadas para oplanejamento, acompanhamento e análises de políticas econômicas e programassociais em relação aos seus impactos nas condições de vida do consumidorrecifense. A Pesquisa do Índice de Preços disponibiliza ainda para acomunidade o valor da Cesta Básica de Consumo, enquanto indicador daperformance dos preços de mercado, contribuindo dessa forma para as decisõesde gastos de consumo da família recifense.

2.    Observanordeste: Observatório Social do Nordeste

O OBSERVANORDESTE é um programa de articulação interinstitucional daFundação Joaquim Nabuco, executado mediante parcerias, operando tanto emambiente físico como virtual. Constitui um fórum permanente deacompanhamento, reflexão e debates qualificados sobre a realidade social daRegião Nordeste do Brasil.

3.     Seminário Permanente de Pesquisa e Atualização Científica - Sepac

Tem como objetivo se constituir num fórum permanente de difusão, prospecçãoe atualização do conhecimento nas ciências sociais. O Sepac é um programapermanente de comunicações, palestras e de mesas de debates sobre a produçãoe temas de atualidade das ciências sociais no Nordeste, no Brasil e nomundo, reunindo pensadores e cientistas sociais regionais, nacionais eestrangeiros.

4.    Oficina de Segurança, Justiça e Cidadania

Atividade de extensão que tem o objetivo de promover, por meio de eventos eprodução de pesquisas, a democratização das instituições tidas comoautoritárias que fazem parte do Sistema de Segurança e Justiça do estado dePernambuco, revelando suas práticas, através das representações de segmentossociais envolvidos com esse sistema, que avaliam suas formas de atuar nasociedade.

5.    Projeto Agroambiental

Atividade que tem o objetivo de estabelecer alternativas tecnológicas,fixadoras de populações humanas nos limites do Semi-Árido, através daelaboração de textos e sua divulgação na internet e na mídia de um modogeral, e de participação em eventos técnicos, para divulgação dosresultados.

6.    Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

Atividade permanente que visa contribuir com a formação de recursos humanospara a pesquisa através da orientação de projetos de estudantes vinculadosaos projetos executados pela Diretoria de Pesquisas Sociais.

7. Núcleo de Estudos e Articulação Sobre o Semi-Árido - NESA

Tem por propósito articular pesquisadores envolvidos com o estudo doSemi-Árido brasileiro, na busca da congregação de esforços e deconhecimentos para a realização de ações combinadas e objetivas. Promove aarticulação entre instituições de pesquisa, de planejamento e intervenção ede representação social que tenham por objeto a atenção à regiãosemi-árida do país. Visa a permuta de experiências sobre regiões semi-áridascom instituições nacionais e internacionais, divulgar e analisar informaçõesde natureza técnico-científica sobre fatores socioambientais vigentes nessasáreas, procurando contribuir com a melhoria da qualidade de vida do homembrasileiro do Semi-Árido.

8.     Portal do Núcleo de Estudos e Articulação sobre o Semi-Árido (NESA)

O Portal do Núcleo de Estudos e Articulação Sobre o Semi-Árido - NESA é umaatividade de seleção e atualização das informações disponibilizadas nahome-page do Nesa, sobre a realidade do Semi-árido brasileiro.

9.    Educação em Foco

É uma página eletrônica sob a responsabilidade da Coordenação Geral deEstudos Educacionais, unidade de estudos e pesquisas educacionais daDiretoria de Pesquisas Sociais (DIPES) da Fundação Joaquim Nabuco. A páginaé composta por seções que disponibilizam artigos, entrevistas, materialiconográfico, notícias e informações sobre eventos científicos e sociais,todos referentes à área de educação.

10.     Artigos Técnico-científicos

Textos produzidos por pesquisadores com o fim de subsidiar a formulação eexecução de políticas de ciência e tecnologia e a sua gestão na regiãoNorte-Nordeste e nas regiões e países periféricos em geral, na maioria delesdecorrentes de pesquisas realizadas pela Fundaj. Normalmente são divulgadosem revistas acadêmicas, on line ou impressas, e em eventos científicos.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.