Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Parna da Serra das Confusões
Início do conteúdo da página

Parna da Serra das Confusões

Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2015, 11h44 | Última atualização em Terça, 15 de Janeiro de 2019, 10h28 | Acessos: 4542

Parque Nacional Serra das Confusões

A grande extensão de Caatinga preservada

O Parque Nacional Serra das Confusões (Parna Serra das Confusões) é uma importante área de conservação da biodiversidade mundial. A promulgação do Decreto s/n, de 2 de outubro de 1998, resultou na proteção da biosfera Caatinga dos municípios contemplados com a criação do Parque. Caracteriza-se como uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral do Bioma Caatinga, da Administração Federal, localizada no Sudeste do Estado do Piauí. O Parque, cuja localização geográfica está situada entre os quadrantes 9° 27’ a 9° 31 S e 43° 05’ a 43° 56’ W, engloba os municípios de Canto do Buriti, Tamboril do Piauí, Jurema, Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Guaribas  e Cristino Castro. O Parna Serra das Confusões tem área legal de 823.843,08 ha (ou 8.238,43 km²), o que corresponde a cerca de 763 mil campos de futebol1. A área de conservação está distribuída em duas Microrregiões do Estado do Piauí: Alto Médio Gurguéia e São Raimundo Nonato, além dos oito municípios do compartimento regional, que abrange uma área de amortecimento de aproximadamente 500 mil ha – uma das maiores áreas de conservação da biodiversidade do Brasil e a maior do bioma Caatinga.

Figura 1: vista panorâmica do Parna Serra das Confusões com as formações rochosas típicas.                                        Foto: Neison Freire (2014).

Para baixar o capítulo completo do Parna Serra das Confusões, clique aqui

Vídeos

Entrevista com o Sr. José Wilmington Ribeiro [04'40"]

Aula de campo com a Profª. Drª. Janaína Barbosa da Silva (UFCG) [01'15"]

Aula de campo com o Prof. Dr. Neison Freire [01'27"]

Aula de campo com a Profª. Drª. Débora Coelho Moura [06'27"]

 

Mapas

Mapa de localização do Parque Nacional da Serra das Confusões. Fonte: elaborado pelos autores.

Localização do Parque Nacional da Serra das Confusões, a PNDR (MI, 2003) e a Tipologia das Cidades (MCid, 2005).
Fonte: MI, 2003; MCid, 2005. Elaborado pelos autores.

Carta-imagem 2014 do Parna da Serra das Confusões.
Fonte: elaborada pelos autores.

 

Modelos Digitais de Terreno da área do Parna da Serra das Confusões

Fotos do Parque Nacional da Serra das Confusões
(clique para ampliar)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.