Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Sexta, 31 de Mai de 2019, 10h48 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 10h48 | Acessos: 996

CLIMAP - “Mudanças Climáticas no Bioma Caatinga: Sensoriamento Remoto, Meio Ambiente e Políticas Públicas”.

 IMG 1245

Equipe Científica

Coordenação do Projeto: Prof. Dr. Neison Cabral Ferreira Freire (Fundaj/CIEG)

http://lattes.cnpq.br/8633095919308895

 

Pesquisadores:               Profa. Dra. Débora Moura (UFCG)

Profa. Dra. Janaína Silva (UFCG)

Profa. Dra. Débora Fonseca (UFAL)

Profa. Dra. Alexandrina Sobreira (Fundaj)

Este projeto de pesquisa é parte integrante do Programa de Desenvolvimento Institucional da Fundaj (PDI) em cooperação técnica com as Universidades Federais de Campina Grande (UFCG) e de Alagoas (UFAL), sendo uma das atividades de pesquisa previstas no Programa Institucional Nº 5: Educação, Governança e Sustentabilidade, compreendendo o período de 2017 a 2019.

O projeto CLIMAP teve como principal objetivo investigar os possíveis efeitos das mudanças climáticas em áreas selecionadas no Bioma Caatinga, considerando dois aspectos fundamentais: por um lado, o registro espectro-temporal das mudanças no uso e ocupação do solo em unidades de conservação de proteção integral e áreas agropastoris e, por outro, a percepção e a reação dos atores sociais face às transformações nos principais corpos hídricos superficiais que têm múltiplos usos de suas respectivas águas.

Os objetivos específicos do CLIMAP são:

  • 1º) Realizar uma análise comparada sobre a vulnerabilidade social na Argentina e Brasil em relação ao risco por extremos hidroclimáticos e análise dos marcos normativos relativos à gestão de risco de desastres, focalizando os aspectosligados à vulnerabilidade social e à prevenção quanto as periculosidades hidroclimáticas (inundações e secas) em cooperação técnica com a Universidade de Buenos Aires (Argentina) em cooperação internacional com a Unesco.
  • 2º) Detectar as mudanças no balanço energético dos alvos nos últimos 30 anos e sua relação com as mudanças climáticas, tomando como estudo de caso a variação do albedo na Região Geográfica Imediata de Petrolina.
  • 3º) Mapear e compreender o processo de regeneração natural e/ou a sucessão ecológica da vegetação de Caatinga, referente às etapas iniciais de estabelecimento e desenvolvimento das espécies (pioneiras sucessionais, tardias e clímax), tomando como base as fitofisionomias da vegetação existente nas áreas do bioma Caatinga, as quais estas podem estar associadas a conservação e preservação das UCs e seu entorno em cooperação técnica com a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
  • 3º) Mapear e avaliar a dinâmica espacial dos corpos hídricos superficiais continentais contínuos maiores que 20 ha no Estado de Alagoas nos últimos 30 anos (1988 a 2018) e suas relações socioeconômicas com as mudanças no uso e ocupação do solo do seu entorno (10km) em cooperação técnica com a Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

No menu CLIMAP estão disponibilizados para download os respectivos relatórios parciais de cada um dos subprojetos da pesquisa.

Para fazer o download completo do Relatório Final da pesquisa CLIMAP clique aqui.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.