Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Introdução
Início do conteúdo da página

Introdução

Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 14h56 | Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 17h00 | Acessos: 1125

Mapa Geral Definido

mapa geral 02

 

Apresentação Mapas
A Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundaj possui tradição de realizar pesquisas que envolvem impactos socioeconômicos de grandes eventos climáticos, como as diversas secas que assolam o sertão nordestino, e enchentes que destroem municípios e comunidades na zona da mata. Em 2019 foi realizado estudo de monitoramento do colapsou da barragem de dejetos de mineração no município de Brumadinho em Minas Gerais. Neste estudo o viés principal foi o sensoriamento remoto, enquanto que o estudo socioeconômico limitou-se a apresentar o potencial de impacto caso as águas do Rio São Francisco fossem atingidas com escala similar à do rio Paraopebas. Assim agregou-se à tradição de estudos de impactos climáticos o estudo de impactos de desastres técnico industriais.

Desde o final de agosto de 2019 diversas praias do Nordeste brasileiro foram atingidas por extensas manchas de petróleo. O fenômeno vem perdurando e em 28/10/2019 o IBAMA, no levantamento parcial computou 92 municípios atingidos em mais de 200 eventualidades (algumas praias atingidas mais de uma vez). Entre estas áreas atingidas, que envolvem todos os estados do Nordeste grandes centros urbanos, importantes polos turísticos e diversas unidades de conservação ambiental estão listados. Isto mostra que estamos lidando com um desastre ambiental de origem industrial sem precedentes na história brasileira, conforme pode ser visto a partir do quadro 1.


   0001
002
0006

A Fundação Joaquim Nabuco participa ativamente em conselhos de duas das áreas de preservação ambiental atingidas, a saber: a RESEX Acaú-Goiana e a APA Costa dos Corais.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.