Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acervos > Programas Institucionais > NOTÍCIAS > Catálogo Programas Institucionais 2017
Início do conteúdo da página

Catálogo Programas Institucionais 2017

Publicado: Terça, 02 de Janeiro de 2018, 15h47 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 20h23 | Acessos: 4890

Aconteceu 2017 para os Programas Institucionais; muitos desafios e riscos; todos superados pelo aprendizado gratificante e muitas conquistas.

Foi o ano da afirmação dos temas escolhidos como prioritários para 2016 -2019: Educação e Valorização Docente, Educação e Relações Étnico-raciais, Educação pela Cidade, Territórios de Educação e Cultura e mais Educação, Governança e Sustentabilidade; tão assertivos que os apelidos já nos são cotidianos: PI1, PI2 e PI3, PI4, PI5! Uma grata cumplicidade!

Iniciamos de modo cauteloso, como quem testa a receptividade alheia, até este ponto em que os programas se firmaram na pauta institucional. Logo entraram no hábito da gente as Agendas Mensais dos PIs, a montagem e divulgação antecipada da programação das atividades; a criação da FanPage com sucessivos posts de eventos em cada PI,  a comunicação livre com registros do work in progress, das viagens para pesquisas de campo, das oficinas, dos cursos e workshops. O Blog dos PIs foi um passo na sequência, que já contabiliza um número diferenciado de acessos.

Cumprindo o planejado, aconteceram  o Seminário II  e o Seminário III dos Programas Institucionais. Nas duas edições, o impulso foi a construção de redes e articulação com instituições várias, nacionais e internacionais, que se movimentam e desenvolvem projetos e ações em temas conexos. Descobrimos e confirmamos importantes parcerias!! Uma agenda temática cada vez mais fortalecida se delineia no nosso debate!

Ao final deste ano, queremos reiterar o empenho múltiplo e cooperativo deste trabalho. Cada coordenador de projeto, cada pesquisador ou docente, cada autor de publicação, cada bolsista ou estagiário, cada responsável por tarefas de acompanhamento e apoio, cada Assessoria, cada Comunicação, cada Editoração, cada Vídeo-produção, cada Coordenadoria Geral, cada Diretoria, cada mente criativa, inquieta e motivadora que se envolveu nos Programas Institucionais tem um conto de PI para acrescentar.

Mas pra contar até 2019, haverá bem mais.  2018 já se apresenta como  promissora anunciação: seis novos projetos de pesquisa; vários cursos e eventos, seis publicações da Coleção dos Programas Institucionais da Editora Massangana; cinco lançamentos de vídeos de projetos finalizados neste ano...  E, sem enfraquecer planos mais próximos nos arredores e sítios, sedimentaremos a estratégia de internacionalização; serão novos passos em busca de novos Acordos de Cooperação e especialistas internacionais incorporados aos Programas Institucionais.

Grandes expectativas e perspectivas para um Feliz Ano Novo!!

Carta de Cátia Lubambo para o Catálogo dos Programas Institucionais.

Curta o post na página da Fundação Joaquim Nabuco no Facebook e acesse o catálogo dos Programas Institucionais 2017 clicando na imagem abaixo.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.