Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > mapeamento-covid19 > covid > Economia após flexibilização de distanciamento social será assunto da próxima edição da série da Fundaj “Pandemia e Sociedade”
Início do conteúdo da página

Economia após flexibilização de distanciamento social será assunto da próxima edição da série da Fundaj “Pandemia e Sociedade”

Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 18h19 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 12h10 | Acessos: 1716
 
Ciclo de palestras acontece nesta sexta-feira (26), pelo canal do YouTube da Fundaj
 
Perda de movimento favorável à economia e demissão de 190.081 empregados formais em meio a pandemia da Covid-19 no Brasil são fatores apontados nas últimas análises econômicas realizadas pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Agora, um novo cenário se estabelece: a volta gradual das atividades comerciais. Pensando nisso, o tema da próxima edição da série Pandemia e Sociedade aponta formas de lidar com os novos desafios econômicos do país. Na ocasião, as “Perspectivas econômicas após flexibilização das medidas de distanciamento social” serão discutidas pelos doutores e mestres em Ciências Econômicas André Magalhães e Luiz Maia. Com mediação das pesquisadoras do Núcleo de Estudos em Estatísticas Sociais (NEES) da Fundaj Isabel Raposo e Michela Camboim, os convidados tratarão da temática na próxima sexta-feira (26), por transmissão de vídeo no canal do YouTube da Fundaj.
 
“O Webinário irá abordar os impactos da quarentena sobre as principais variáveis sociais e econômicas. Iremos discutir as políticas públicas adotadas para o enfrentamento desses impactos e quais os desdobramentos regionais dos mesmos”, destacou o diretor da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj, Luis Henrique Romani.
 
Desde o último dia 15 de junho, 100 dos 185 municípios pernambucanos entraram na quarta fase do Plano de Convivência das Atividades Econômicas do estado. Lojas de varejo, serviços de venda, locação e vistoria de veículos e salões de beleza voltaram a funcionar e movimentar a economia. Nesta segunda-feira (22), o recebimento restrito de clientes em shopping centers também foi liberado. A partir dessa nova situação, a 3ª edição da série Pandemia e Sociedade colocará em pauta os aspectos e desafios econômico-comportamentais para a superação da estagnação econômica.
 
"O Brasil tem perdido relevância e participação na economia mundial por sua incapacidade de superar a chamada armadilha da renda média. Parte dessa incapacidade decorre de uma série de visões e retóricas reacionárias que não favorecem a aprendizagem social, por um lado, e restringem a competitividade econômica, do outro”, afirmou o doutor e mestre em Ciências Econômicas e professor da UFRPE Luiz Maia.
 
O palestrante Luiz Maia é PhD em Economia pela North Carolina State University. Ele atuou como professor, consultor e palestrante para clientes como: Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federações das Indústrias dos Estados de Pernambuco, Banco do Nordeste e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Leciona Economia, Planejamento e Finanças na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Grupo Ibmec, no Coppead (RJ) e no Cedepe Business School.
 
Já André Magalhães possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestrado e doutorado em Economia pela University of Illinois. Atualmente, ele é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também é conselheiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da mesma Universidade e pesquisador associado do Regional Economics Applications Laboratory. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana e na área de avaliação de políticas públicas.
 
Serviço:
 
Perspectivas econômicas após flexibilização das medidas de distanciamento social
 
Mediadoras: pesquisadoras do Núcleo de Estudos em Estatísticas Sociais (NEES) da Fundaj Isabel Raposo e Michela Camboim.
Palestrantes: doutor e mestre em Ciências Econômicas e professor da UFPE André Magalhães e o doutor e mestre em Ciências Econômicas e professor da UFRPE Luiz Maia 
Data: 26 de junho
Hora: 10h às 11h30
Local: canal do YouTube da Fundaj



ASSISTA A LIVE CLICANDO NA IMAGEM

perspectiva economica

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.