Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Com mais de 40 anos de atuação, Dra. Rachel Caldas Lins receberá Prêmio Pesquisador Emérito da Fundaj
Início do conteúdo da página

Com mais de 40 anos de atuação, Dra. Rachel Caldas Lins receberá Prêmio Pesquisador Emérito da Fundaj

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 11h18 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 1848

O Prêmio Pesquisador Emérito, concedido pela Fundação Joaquim Nabuco para enaltecer atividades de grande relevância desenvolvidas por pesquisadores, irá premiar o segundo nome do ano de 2017. Dra. Rachel Caldas Lins foi escolhida para receber o título pela contribuição de seus estudos nos âmbitos da geografia, relações territoriais, espaciais, sociais e econômicas.

 

Descrevendo o trabalho da pesquisadora como “motivo de orgulho para o estado e para a instituição”, o presidente da Fundaj, Luiz Otávio Cavalcanti, afirma que o trabalho de Rachel vai além dos portões da Fundação. “Os pesquisadores entenderam que a obra realizada por ela ao longo desses últimos 40 anos nesta casa fez com que se tornasse um nome nacional, projetando no conhecimento das pessoas e transcendendo o estado e a instituição”, explica.


Rachel foi pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco de 1971 até 1993, tendo realizado trabalhos acerca de ecologia nordestina, os Rios da Carnaúba e os aspectos do agreste caruaruense - uma de suas  mais queridas pesquisas. Ela se diz grata e honrada com a nomeação, relembrando algumas de suas realizações: “Me sinto muito homenageada pela Fundaj, que frequento desde a década de 70. Entrei a convite de Gilberto Freyre e o tempo todo que passei aqui saíram pesquisas maravilhosas.” Ela se refere ao seu tempo de serviço na instituição como “um período áureo em que houve muito estudo, trabalho de campo e discussão.”

A indicação dos pesquisadores para receber o título é realizada pela Diretoria de Pesquisa da Fundação e submetida à aprovação do Conselho Diretor da instituição. A nomeação leva em conta a atuação do profissional no âmbito de políticas nacionais e sua contribuição junto à comunidade científica. A cerimônia de entrega do título será realizada ao final da reunião do Seminário de Tropicologia na próxima terça-feira (28) na Fundaj Casa Forte.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.