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Escola Experimental do CRPE do Recife

Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2012, 09h08 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 20h41 | Acessos: 2450

O Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), atual Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, criado em 1937 durante a gestão do Ministro Gustavo Capanema, teve como seu diretor o educador baiano Anísio Teixeira, pelo período de 1952 a 1963. 

Em sua gestão, Anísio Teixeira procurou incutir-lhe o espírito de pesquisa criando o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (1955), no Rio de Janeiro, e cinco Centros Regionais: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. 

De acordo com o Decreto Federal nº 38.460, de 28.12.1955, que os instituiu, os Centros de Pesquisas teriam os seguintes objetivos: 

1. pesquisa das condições culturais e escolares e das tendências de desenvolvimento de cada região e da sociedade brasileira como um todo, para o efeito de conseguir-se a elaboração gradual de uma política educacional para o país; 

2. elaboração de planos, recomendações e sugestões para revisão e reconstrução educacional, em cada região, nos níveis primário, médio e superior e no setor de educação dos adultos; 

3. elaboração de livros de fontes e textos, preparo de material de ensino, estudos especiais sobre administração escolar, currículos, psicologia educacional, filosofia da educação, medidas escolares, formação de mestres e sobre quaisquer outros temas que concorram para o aperfeiçoamento do magistério nacional; 

4. treinamento e aperfeiçoamento de administradores escolares, orientadores educacionais, especialistas de educação e professores de escolas normais e primárias. 

O Centro de Pesquisas do Recife foi inaugurado em outubro de 1957, sendo nomeado como seu primeiro diretor o sociólogo Gilberto Freyre. A inauguração do Centro e a solenidade de posse do diretor ocorreram na sede do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, hoje Fundação Joaquim Nabuco, que cedeu parte de suas instalações para o funcionamento do Centro. 

No início dos anos 60 o INEP, através do CRPE do Recife, implantou, no bairro de Apipucos, uma moderna Escola Experimental, para nela desenvolver atividades de pesquisas sobre problemas de organização do ensino e o estudo dos métodos e processos pedagógicos no terreno do ensino primário. Serviria também como campo de aplicação de investigações de psicologia aplicada à educação, experimentação de métodos pedagógicos e programas de aperfeiçoamento do magistério primário, quer do Estado de Pernambuco, quer de bolsistas de outros Estados. 

Em junho de 1961 o Centro lança a sua primeira publicação periódica semestral intitulada Cadernos Região e Educação, com a finalidade de escoar os resultados de seus estudos e pesquisas, bem como de conferências e simpósios por ele patrocinados. 

Nesta época o Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais do Recife era constituído por uma Diretoria Geral, com o sociólogo Gilberto Freyre à frente; uma Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais, que tinha como Diretor o professor Carlos Frederico Maciel e como sua assistente a pesquisadora Zaida Maria Cavalcanti; uma Divisão de Estudos e Pesquisas Sociais, com o sociólogo Levy Cruz como Diretor e José Geraldo da Costa seu assistente; e uma Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério, sendo a pesquisadora Maria Graziela Peregrino sua Diretora, tendo como assistente Maria de Jesus Andrade Albuquerque. 

De acordo com a pesquisadora Maria Graziela Peregrino: 

“Para o Nordeste, o Centro foi órgão propulsor de pesquisas originais, tanto no campo da sociologia, antropologia e educação, como no estabelecimento de uma linha de atuação interdisciplinar, que uniria os estudos de região e educação, de forma ousadamente inovadora”. 

Os Centros Regionais foram extintos em 1975, inclusive o do Recife, denominado à época de Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Nordeste, por força do decreto federal, nº 75.754. As atribuições do Centro do Nordeste passaram a ser exercidas pelo Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS), que, a partir daquele momento, incluiu entre seus objetivos o de elaborar e desenvolver estudos e pesquisas de natureza sócio-educacional, em estreita colaboração com o INEP. Incorporou, inclusive, o acervo de bens móveis do INEP, em uso pelo referido Centro. Foram redistribuídos, também, alguns cargos, com os respectivos ocupantes, do Quadro de Pessoal do Ministério da Educação e Cultura (INEP/CRPE do Nordeste) para o Quadro de Pessoal do IJNPS. 

Hoje o prédio onde funcionou a Escola Experimental do CRPE do Recife pertence à Fundação Joaquim Nabuco, onde a Diretoria de Pesquisas Sociais/DIPES abriga suas coordenadorias de pesquisa, entre elas a de Estudos Educacionais.

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