O campo interdisciplinar da Educação para as Relações Étnico-Raciais- ERER na educação brasileira: desenvolvimento, tensões e formação.
Pesquisa:
O campo interdisciplinar da Educação para as Relações Étnico-Raciais- ERER na educação brasileira: desenvolvimento, tensões e formação.
Responsável pelo projeto/atividade:
Carlos Augusto Sant’Anna Guimarães
Moisés Santana (UFRPE)
Equipe envolvida no projeto/atividade:
Moisés de Melo Santana (UFRPE) José Nilton de Almeida (UFRPE), Milena Maíra Pereira Paiva (estagiária)
Parcerias:
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Breve descrição:
O projeto analisará o processo de constituição do campo interdisciplinar da Educação para as Relações Étnico-Raciais- ERER na educação brasileira. A análise buscará apreender os processos de configuração da ERER no Ministério da Educação, mais precisamente, a partir das ações desencadeadas pelo Programa Diversidade na Universidade e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Inclusão – SECADI. O projeto terá com foco as configurações históricas constituídas no processo de construção da identidade nacional brasileira, nas primeiras décadas do século XX e de suas rupturas e reconfigurações no início do século XXI a partir de emergência dos movimentos sociais negros no processo de redemocratização brasileiro e do processo de modificação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN/96 pela Lei 10.639/03. As análises serão realizadas numa perspectiva pós-colonial com o intuito de subsidiar a construção de concepção formativa transcultural e crítica.
O subprojeto ensejará evidenciar o campo através dos desdobramentos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (Pibid Diversidade) no cenário nacional. A análise buscará apreender os aspectos conceituais, as práticas formativas e às contribuições do Pibid Diversidade, advindas da dinâmica vivenciada pelos sujeitos coletivos em diálogo com os conhecimentos que fundamentam o saber/conhecimento da dinâmica autocompreensiva do Programa.
Objetivos:
Analisar o processo de constituição do campo interdisciplinar da Educação para as Relações Étnico-Raciais- ERER na educação brasileira.
Apreender os processos de configuração da ERER no Ministério da Educação, mais precisamente, a partir das ações desencadeadas pelo Programa Diversidade na Universidade e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Inclusão – SECADI/MEC.
Confrontar a concepção de diversidade, anunciada pela Capes, e a compreensão de epistemologia do Sul;
Conhecer as estratégias didático-pedagógicas desencadeadas pelo Pibid Diversidade, para a formação dos professores indígenas e do campo e avaliar seus resultados.
Justificativa:
As tensões presentes nos processos de desenvolvimento da Educação para as Relações Étnico-Raciais podem ser melhor compreendidas considerando a elaboração e implementação do Programa Diversidade na Universidade (2002-2007) e pelo desenvolvimento das ações da SECAD, posteriormente SECADI. O Programa foi concebido e elaborado no Governo FHC, mas sua execução ocorreu durante o Governo Luís Inácio Lula da Silva. O PDU surgiu numa confluência de diferentes aspectos da luta antirracista. Essas formulações foram intensificadas durante a preparação da delegação brasileira para a Conferência de Durban, na África do Sul, em 2000. Essas formulações apontavam para a necessidade de pensar o desenvolvimento de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial de forma transversal e interdisciplinar.
Público-alvo:
Professores municipais e estaduais e pesquisadores do tema.
Abrangência:
Nacional
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