Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Exposição social na Fundaj leva arte para jovens em situação de vulnerabilidade
Início do conteúdo da página

Exposição social na Fundaj leva arte para jovens em situação de vulnerabilidade

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 12h30 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 09h45 | Acessos: 609

Oficinas propõem bate papo com artistas, exposições de arte e apresentações musicais

O estudo das artes visuais ainda na infância é essencial para o estímulo da criatividade. Para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, também é uma chance de enxergar a realidade com outros olhos. Um grupo de 100 crianças e adolescentes de organizações como lares de acolhimento, instituições educacionais e centros sociais terá essa experiência este sábado (8) na Sala de Leitura Nilo Pereira da Fundação Joaquim Nabuco. Como indica o nome, o evento ARTEFATO foi pensado pela Associação Empreendeler para que jovens tenham contato com artistas e entendam o fato que origina a arte.

“O intuito é trazer as crianças para outro mundo, para que vejam outros espaços culturais e aprendam que, por meio da arte, eles também podem conseguir um lugar ao sol.” Explicou a coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório Pernambucano. Os grupos serão recepcionados por uma banda de música na Fundaj/Derby, onde encontrarão um circuito com 10 estações feitas em pallet. Em cada estação, um artista oferecendo uma atividade, podendo ser oficinas de origamis, ilustração, papel machê, pintura de rosto, exposição de arte e apresentação musical. “Eles vão receber as pinturas ao fim da oficina, para que saiam com uma boa lembrança desse dia,” afirma Nadja.

ARTEFATO ocorre em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e a Biblioteca Blanche Knopf da Fundaj. De acordo com a presidente da Associação Empreendeler, Ana Karla Albuquerque Marinho, a ideia do evento surgiu em uma das caravanas que uniu-se a outra atividade para levar personagens reais para dentro de comunidades. “Nossa missão é gerar inspiração. Como estamos falando de crianças em situação de vulnerabilidade, a arte às vezes é muito distante. Trazemos esses artistas para que os jovens entendam que eles também possam fazer isso.”

As Organizações Não Governamentais que vão participar são o Lar de Maria, o Centro Assistencial Amor e Esperança, o Centro Social Dom João Costa Torre, o Centro Social Dom de Deus, o Centro Social Dom João Costa Alto José do Pinho, o Instituto Sarepta e Associação Beneficente Shekinah. Dentre os artistas convidados estão Leila Cabral, José Prado, André Menezes, André Rodrigues, de ilustradores do Mundo Bita, Mariana Souza, Karina Carla, Jeff Alan, Brisa Ilustradora, Emanuelle Pontual e Beth Cyrne. As atividades serão realizadas na Sala de Leitura Nilo Pereira, no pátio externo do campus Derby e na Coordenação de Artes Visuais da Fundaj (COART).

Serviço
ARTEFATO
Data: 08/06/2019
Local: Fundação Joaquim Nabuco (Rua Henrique Dias, 609 - Recife)
Horário: 9h às 15h

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.