Quinzena de moda na Cinemateca Pernambucana
Cinemateca Pernambucana abre neste sábado (15), às 14 horas, a Quinzena de Moda e Cinema, com uma exposição de figurinos elaborados por estudantes de Design da UFPE, sob a coordenação da professora Clarissa Sóter. Durante duas semanas, além da exposição, serão realizados palestras e minicursos sobre figurino e sua importância nas produções cinematográficas.
O evento apresentará as peças produzidas por estudantes na disciplina Moda e Cinema, entre os anos de 2018 e 2019. São roupas e adereços criados como releituras e experimentações baseadas em filmes icônicos do cinema pernambucano, como Tatuagem, de Hilton Lacerda, e Aquarius de Kleber Mendonça Filho.
Durante toda a quinzena, de 15 a 29 de junho, mais de 40 estudantes estarão na Cinemateca para conversar com o público e mostrar o que foi desenvolvido durante a disciplina de Moda e Cinema. Também irão mostrar como funciona o campo do design de figurino no Estado. “O objetivo, além de divulgar o trabalho que desenvolvemos na área em Design na UFPE, é proporcionar um intercâmbio entre pesquisadores, estudantes e público e equipe da Cinemateca Pernambucana. Um espaço que veio preencher um elo que faltava na cadeia produtiva do Estado”, ressalta a professora Clarissa Sóter.
Nos dias 19 e 27 de junho, às 14 horas, serão realizadas duas palestras sobre o cinema feito em Pernambuco com figurinistas e professores, aproximando o mundo acadêmico ao mercado. Assim como todas as atividades da Quinzena de Moda e Cinema, as duas palestras serão gratuitas e abertas ao público interessado no processo criativo do design de figurino. Inscrições na hora.
Redes Sociais