Fundaj recebe acervo da fotógrafa Roberta Guimarães
Fotografias fazem parte da Exposição Agô, que tem como a temática de religiões de matrizes africanas
A fotógrafa pernambucana Roberta Guimarães repassou 20 fotografias em versões impressas e digitais para o acervo da Fundação Joaquim Nabuco. A doação reúne três anos de projetos desenvolvidos em 14 terreiros de Xangô em Pernambuco. As fotos foram feitas para a exposição Agô, que aconteceu recentemente no Museu do Estado sob curadoria do antropólogo Raul Lody. A oficialização será realizada na próxima quinta-feira (27), na Vila Digital, na Fundaj/Apipucos, às 15h.
“No primeiro momento, meu pensamento foi em poder deixar um pouco desse material. É fundamental ter essas fotos na Fundação para o desenvolvimento de estudos e pesquisas. Existe um pouco ausência na imagens do Xangô pernambucano e por isso é tão importante a exposição dessa temática.” conta a fotógrafa. Ela explica que, dessa forma pode-se preservar e enaltecer a cultura ancestral africana.
A coordenadora da Coordenação Geral de Estudos da História Brasileira (Cehibra), Betty Lacerda, expressa por toda instituição a satisfação de receber o material. “A ação é de extrema relevância para a Fundação. Temos acervos antigos sobre temática de religiosidade feitas por Rucker Vieira. Hoje, recebemos a doação da fotógrafa Roberta Guimarães para atualizar e complementar nosso acervo. Roberta não é uma simples fotógrafa. Ela tem vivências e apresenta muito respeito ao tema. Estamos muito satisfeitos.”
Redes Sociais