A Cidade Tropical dos 5 km por Hora é tema do 418° Seminário de Tropicologia
Evento acontece na próxima terça-feira (23), no campus da Fundaj em Casa Forte, com palestra do arquiteto Francisco Carneiro da Cunha
Em sua 4ª edição do ano, a Reunião do Seminário de Tropicologia recebe o arquiteto e urbanista, Francisco Carneiro da Cunha. Desta vez, os seminaristas ouvirão e debaterão sobre o tema: A Cidade Tropical dos 5km por hora, assunto que trará visão sobre a pedestrianização no Recife. A reunião acontece na próxima terça-feira (23), às 14h30, na sala Gilberto Freyre, na Fundaj/Casa Forte.
A velocidade máxima que o pedestre alcança andando é de 5km/h´. Já do carro, em média, é de 60km/h. Nesse sentido, o arquiteto tratará sobre a desvalorização do espaço dos pedestres nas ruas e calçadas da cidade. “Nas ações de desenvolvimento que foram feitas desde o século passado até o atual, é possível notar que as condições de circulação do automóvel são bem mais visadas do que as do pedestre”, afirmou Francisco Cunha.
O palestrante, que possui um rico estudo na área, pontua também sobre a atitude dos que dirigem seus carros em relação aos que se locomovem a pé. “Os motoristas têm um péssimo hábito de desrespeitar a faixa de pedestre. Ao invés de pararem, aceleram e amedrontam quem precisa atravessar a rua.” Francisco ainda enfatiza sobre a importância de falar sobre o assunto, já que a mídia também acaba privilegiando os motoristas, “Na TV aparece muita reclamação sobre buracos nas pistas, mas se fala pouco sobre as árvores que fazem sombra para os que chegam ao seu destino a pé”.
Serviço:
418° Seminário de Tropicologia 23/07, às 14h30
Sala Gilberto Freyre, campus da Fundaj em Casa Forte
Redes Sociais