Patrimônio, história e arqueologia de relações entre Brasil e África são discutidos em seminário na Fundaj
A Fundação Joaquim Nabuco recebe nesta quinta-feira (15) o I Seminário de Patrimônio e História da África/Brasil na Fundaj. O campus Derby sedia o evento dentro da XII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco e a III Jornada de Arqueologia do Litoral Norte de PE, organizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também parceira na realização seminário.
“A arqueologia, no âmbito da história da África/Brasil, é uma área com poucas informações. Temos muito de história e antropologia, então esse evento vai pensar o patrimônio ligado a arqueologia nesse aspecto”, explica a pesquisadora da Fundaj, Cibele Barbosa. Também coordenadora do Programa Institucional II - Educação e Relações Étnico-Raciais, ela afirma que a atividade está em sintonia com os interesses da Fundação Joaquim Nabuco por meio do projeto Trocas Atlânticas, que também promove estudos sobre a África e o Brasil.
Cibele explica que o foco central do seminário são as questões ligadas ao patrimônio na África, em perspectivas principalmente históricas e arqueológicas. “O contato com pesquisadores de ponta que estão trazendo pesquisas acerca de desses temas, bem como temas de preservação, tem muito a agregar também”, explana.
Os convidados serão a Doutora Tania Tribe, do Departamento de História da Arte e Arqueologia da Universidade de Londres University of London), o coordenador do Laboratório de Arqueologia, do Departamento de História, da UFPE, Marcos Albuquerque, o Doutor Fernando Guerra, do Departamento de Arqueologia da UFPE, a Doutora Cláudia Oliveira, do Departamento de Arqueologia da UFPE, a Doutora Bartira Ferraz, do departamento de história UFPE e o Doutor Marcos Albuquerque, do departamento de História da UFPE.
As inscrições serão feitas no local
Serviço:
I Seminário de Patrimônio e História da África/Brasil
Data: 15 de Agosto
Horário: A partir de 08:30
Local: Sala Aloísio Magalhães, Fundaj/Derby, Rua Henrique Dias, 609
Gratuito
Programação
08:30: Mesa de abertura. Coordenação. Dra. Cibele Barbosa - Fundação Joaquim Nabuco
Arqueologia e Patrimônio Cultural na Etiópia: Estudo de Caso
Palestrante: Dra. Tania Tribe - SOAS - University of London
09:10: A Presença de Negros e Pardos nas Artes e nos Ofícios, nas Vilas e Engenhos
Palestrante: Dr. Fernando Guerra - Departamento de Arqueologia - UFPE
09:50: Arqueologia e História da Sesmaria Jaguaribe: A ocupação portuguesa e o Engenho Jaguaribe no Litoral Norte de Pernambuco
Palestrante: Dra. Cláudia Oliveira – Departamento de Arqueologia - UFPE
10:30 - Afro e Indígenas na pintura de Frans Post
Palestrante: Dra Bartira Ferraz-Departamento de História-UFPE
11:10: Fortificações Brasileiras Candidatas a Patrimônio Mundial da UNESCO
Palestrante: Dr. Marcos Albuquerque - Departamento de História-UFPE
Redes Sociais