Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Dia do Patrimônio Nacional é celebrado no Domingo dos pequenos
Início do conteúdo da página

Dia do Patrimônio Nacional é celebrado no Domingo dos pequenos

Publicado: Domingo, 18 de Agosto de 2019, 13h47 | Última atualização em Domingo, 18 de Agosto de 2019, 13h47 | Acessos: 504

Oficinas, caça ao tesouro, feira de artesanato e apresentação de maracatu foram algumas das atividades educativas sobre o patrimônio do Estado

O domingo (18) começou com muita brincadeira e conhecimento para a criançada que passou pelo Museu do Homem do Nordeste. O 37ª Domingo dos Pequenos celebrou Dia do Patrimônio Nacional, comemorado no último sábado (17). Com o tema "Dia do Patrimônio Nacional - Descobrindo Tesouro Imaterial", o Educativo do Museu promoveu nesta edição atividades que dialogaram com o assunto, como a visita guiada à exposição de longa duração do Muhne “Nordeste: Territórios Plurais, Culturais e Direitos Coletivos” e à exposição “40 Anos 40 Peças”, que conta com uma linguagem lúdica e educativa para o público infantil.

Seguindo a temática de patrimônio, o hall do Museu reuniu barraquinhas de venda e exposição de artesanato. O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, prestigiou a feira e ganhou do artesão José Antônio da Silva, conhecido como Mestre Saúba, declarado patrimônio vivo de Pernambuco em 2019, um rói-rói e um mané gostoso. "Considero o trabalho desenvolvido pelo artesão muito importante e rico para as culturas diversas, principalmente a pernambucana", declarou o presidente.

Mestre Saúba vende seus brinquedos há mais de 45 anos. “Tenho o maior orgulho de fabricar minha arte para crianças e arrancar sorrisos", comentou. Além do rói-rói e do mané gostoso, ele trouxe ratinhos recicláveis e borboletas de madeira para vender: "Procuro utilizar todo o material reciclável na fabricação. O papel que já foi utilizado, retalhos de tecido, galhos de madeira. Quase tudo se transforma em brinquedo que a criançada adora."

A primeira brincadeira do Domingo dos Pequenos foi a caça ao tesouro. O jogo no formato de pistas escondia em cada fase um enigma que, solucionado, permitia aos participantes descobrirem o local da pista seguinte. O tesouro foi uma surpresa para os pequenos: no baú secreto, tinham livros com histórias sobre maracatu, patrimônio imaterial e outras curiosidades sobre a cultura pernambucana.

Os responsáveis não ficaram de fora. A representante comercial Camila Nascimento trouxe pela primeira vez o sobrinho Heitor, de 4 anos, para conhecer o Museu e se surpreendeu com as atividades. "Conheci o trabalho por meio das redes sociais e resolvi trazer ele para conhecer. Estou adorando os assuntos que estão sendo abordados e tenho certeza que ele também. Muito conhecimento e aprendizado", disse.

Depois do jogo de pistas, a criançada conheceu de perto uma das maiores manifestações culturais da Zona da Mata pernambucana. Os monitores do Museu do Homem do Nordeste se reuniram para mostrar os sons e instrumentos utilizados no maracatu. O Educativo do Museu também confeccionou e distribuiu um livreto com atividades pedagógicas relacionadas ao ritmo. A última atividade do dia foi a Oficina de Máscaras e Papangus, tradição que marca os carnavai e a cultura do Agreste pernambucano. Aprender sobre as peças despertou ainda mais a curiosidade da meninada. Luíza Vieira, de 9 anos, estava acompanhada dos pais e adorou a experiência de poder confeccionar uma. "Eu nunca tinha participado de uma oficina assim. Foi muito interessante."

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.