Projeto pedagógico em multimídia da Difor/Fundaj recebe três novos bolsistas
Laboratório Multiusuários em Ciências Humanas e suas Tecnologias (multiHlab) do ProfSocio foi contemplado com novos técnicos, por meio da Facepe
A Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundação Joaquim Nabuco foi contemplada com a concessão de três bolsas para a atuação no Laboratório Multiusuários em Ciências Humanas e suas Tecnologias (multiHlab), do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio/Fundaj). As bolsas para Fixação de Técnico (BCT) foram concedidas pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). A tarefa dos novos bolsistas é a de continuar os trabalhos, que já são realizados desde 2018, os quais têm o objetivo de tornar o ensino das Ciências Humanas mais agradável por meio de recursos multimídia.
Os bolsistas Jéssika Miranda, Karla Delgado e Matheus Mariano iniciaram as atividades no mês de agosto, contribuindo para os projetos: Sociolab (atividade de extensão em parceria com o Pibic Fundaj/CNPq Ensino Médio) e Revista Coletiva (revista eletrônica de divulgação científica). Com a coordenação dos pesquisadores Joanildo Burity e Viviane Toraci, o laboratório tem como objetivo contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas e desenvolvimento de materiais didáticos multimodais para o ensino de Humanidades na Educação Básica. O trabalho feito juntamente com professores e alunos do mestrado e também com os bolsistas do Pibic Ensino Médio da Escola Professor Cândido Duarte cumpre um importante papel na integração entre o conhecimento acadêmico e a prática escolar.
"Ao propor projetos coletivos, o multiHlab aproxima professores e alunos da Educação Básica e da pós-graduação, num ambiente de diálogo e criatividade. A equipe integra o Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica, que tem como princípio realizar atividades de pesquisa, formação, divulgação científica e cultural capazes de engrandecer a profissão docente", afirmou a pesquisadora Viviane Toraci, coordenadora do projeto.
Nas manhãs de segunda a sextas-feira, no campus Apipucos, o trabalho técnico é desenvolvido na produção de oficinas, vídeos e podcasts. Além da prática, a metodologia de trabalho do multiHlab documenta a execução das atividades pedagógicas e os conteúdos didáticos multimídias. Nesse sentido, visa promover reflexões, realizando também a avaliação das iniciativas e divulgação dos resultados alcançados, de modo a retroalimentar as tarefas do laboratório e os projetos beneficiários.
Implantação do projeto
Com recursos do edital Facepe, o multiHlab foi implantado em 2018, contando com sala de trabalho equipada com desktops, notebooks, mesas digitalizadoras, impressora e tablets. Além disso, o espaço é composto também por uma sala de trabalho coletivo e um estúdio para gravação audiovisual, com fundo infinito, tripés, câmeras, iluminação, microfones e gravador multicanal. Em seu primeiro ano de atividades, trabalhou com 7 bolsistas, concedidos também pela Facepe, todos com perfil de cooperação técnica.
Para acompanhar as atividades do laboratório, acesse: www.multiHlab.com.br ou as redes sociais: facebook (https://www.facebook.com/
Redes Sociais