Cinemateca da Fundaj promove visita com atividades de inclusão na Semana da Pessoa com Deficiência
Em celebração à Pessoa com Deficiência, espaço recebe 18 deficientes, entre eles cegos e surdos
Em mais uma programação voltada para a pessoa com deficiência, neste mês de agosto, a Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco recebeu a visita de um grupo de cegos, surdos e deficientes intelectuais, na manhã desta quinta-feira (22), no campus Casa Forte. A excursão foi guiada por Clarice Cysneiros (monitora) Liliana Tavares (audiodescritora), Guilianna Miguel (intérprete) e Túlio Rodrigues (produtor de acessibilidade).
Ao todo, 18 deficientes participaram da programação - 13 da Escola Custódio Pessoa, de Paratibe/Paulista, e cinco do CAPPE (Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência de Pernambuco), de Casa Amarela/Recife. A visita guiada também foi marcada pela exibição do filme Cor de Pele, da diretora pernambucana Livia Perini. O curta-metragem inclui audiodescrição (AD) para pessoas cegas ou com baixa visão; Libras (língua brasileira de sinais) para pessoas surdas; e legenda para surdos e ensurdecidos (LSE).
“Atividades inclusivas são fundamentais para essas pessoas com deficiências. É importante estabelecer um diálogo com os deficientes e criar um espaço de reflexão sobre os atuais modelos de exibições inclusivas no audiovisual. Levamos ao público com deficiência sensorial filmes brasileiros de relevância cultural, além de obras de arte”, destacou o produtor de acessibilidade do Cinema da Fundação, Túlio Rodrigues.
Redes Sociais