Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Série Brasil 500 anos comemora 20 anos do seu lançamento
Início do conteúdo da página

Série Brasil 500 anos comemora 20 anos do seu lançamento

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 10h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 10h07 | Acessos: 1238

Projeto da Massangana Multimídia em parceria com a TV Escola reconta história do Brasil desde as Grandes Navegações até a Nova República por meio de fantoches

Exemplo de projeto de educação interdisciplinar, a série "500 anos" da Massangana Produções Audiovisuais Educativas (MMP) celebra 20 anos de lançamento. Produzida em parceria com a TV Escola do Ministério da Educação (MEC), a série data de 1999 e foi exibida pela primeira vez no Cinema da Fundação, na Fundaj/Derby. Em comemoração, os episódios serão exibidos pelo canal oficial da MMP no Youtube.

“A série já tem no canal da TV Escola e também em outros, inclusive é utilizada bastante por professores de história. Mas agora iremos viabilizar numa resolução de qualidade. Também mostraremos um making of original", contou Luiz Felipe Botelho, dramaturgo e diretor audiovisual da Massangana Produções Audiovisuais Educativas (MMP).

Apresentada por cinco atores que interpretam âncoras de um jornal, a série encena a história do Brasil por meio de bonecos de fantoches. Os artistas desempenham papéis de personagens reais diretamente ligados ao começo da colonização do país, como os portugueses Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e figurantes anônimos que compõem o contexto.

O projeto é um marco de realizações desse gênero no país. Idealizado em 1998, ultrapassou fronteiras regionais e foi exibido por emissoras nacionais, como TV Escola, TV Educativa, TV Cultura e TV Ra-Ti-Bum. A equipe, predominantemente pernambucana, conta com quase 100 artistas e técnicos, além de historiadores, roteiristas, diretores, produtores e dubladores. Todas as gravações foram feitas no estúdio da Massangana com bonecos do grupo olindense Mão Molenga Teatro De Bonecos.

"Foi um trabalho muito importante não só para a Massangana, mas para a Fundação Joaquim Nabuco e para a própria televisão educativa. A ideia era produzir apenas uma temporada, mas o resultado foi tão bom que investimos mais", disse Luiz Felipe Botelho, que fez parte da equipe de criação e formatação do projeto. Ele também é o responsável pelo roteiro e direção das primeiras temporadas.

A série "500 anos" é dividida em quatro temporadas que abordam toda a história do Brasil desde as Grandes Navegações até a Nova República. A primeira delas, com seis episódios, retrata a chegada dos portugueses ao Brasil - "Um Novo Mundo na TV" - e as demais, todas com oito episódios, abrangem várias facetas do mesmo tema: Brasil-Colônia, Brasil-Império e Brasil-República. “Todo o trabalho é fruto de uma profunda pesquisa histórica, de textos, músicas, mobiliário, figurinos, hábitos, costumes e expressões”, pontuou o produtor audiovisual.

Um DVD duplo com as quatro temporadas foi lançado há poucos anos e está à disposição para estudantes/professores na sede da MMP, mediante de solicitação.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.