Domingo dos Pequenos estimula crianças com oficinas e abre programação da 13ª Primavera dos Museus
Tema da 38ª edição do evento promovido pelo Educativo do Muhne foi "Museus por dentro, por dentro dos museus"
Foi com muita diversão que a criançada que participou do Domingo dos Pequenos na manhã de hoje (15) conheceu o Museu do Homem do Nordeste (Muhne), da Fundação Joaquim Nabuco. O evento abriu a programação da 13ª Primavera dos Museus. A 38ª edição do encontro, promovido pelo Educativo do Muhne teve como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus” e foi realizado no campus da Fundaj em Casa Forte. Cerca de 30 crianças participaram das oficinas. Com entrada gratuita, a garotada com idade entre 5 e 12 anos foi acompanhada pelos pais durante as atividades - exposição de artesanato e oficinas. O presidente da Fundaj, Antônio Campos, esteve no evento e comemorou o aprendizado dos pequenos. "Ensinar as crianças sobre nossa história, é garantir que ela não seja esquecida ", disse.
As inscrições para oficinas começaram às 9h. Antes do início das atividades, as crianças aproveitaram para desenhar e brincar na galeria Waldemar Valente. A primeira oficina- “Como foi? Como será” - foi mediada pelos monitores Abel Valentim e Joseneli Nascimento, que falaram sobre museologia e apresentaram uma das peças que está exposta no Muhne: Urna Funerária Indígena, de Argila (Bom Jardim/PE, Agreste do Estado). Após a mediação, os participantes pintaram o desenho da obra apresentada pelos mediadores.
A segunda e última oficina - “Cuidando da nossa história" - teve uma roda de diálogo entre o monitor Daniel Vicente e as crianças sobre o que é museu e memória. Em seguida, a meninada realizou uma atividade de colagem inspirada na ideia de objeto histórico. Por fim, todos os participantes fizeram um círculo e reforçaram o tema do evento em voz alta: “Museus por dentro, por dentro dos museus”.
“Só quero agradecer a todos que compareceram ao evento. O nosso objetivo é mostrar o que está por trás do Museu do Homem do Nordeste e de seus objetos. O mais importante é estar dividindo experiências”, declarou a coordenadora do Muhne, Edna Silva.
Com uma linguagem educadora e lúdica para o público infantil, o propósito do evento foi destacar a importância das memórias individuais e coletivas, além de mostrar a preservação dos bens públicos e de valorizar os profissionais responsáveis pelo funcionamento do museu. O Domingo dos Pequenos conseguiu fazer as crianças dialogarem com o tema e se sentirem parte do museu.
Redes Sociais