Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Agenda da 97º Reunião do Condir
Início do conteúdo da página

Agenda da 97º Reunião do Condir

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 19h12 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 19h12 | Acessos: 468

 

Na ordem do dia, a aprovação da Política de Formação da Fundação e a proposta de aprovação do relatório de Atividades 2018 da Fadurpe

Foi realizada nesta quinta-feira (25) a 97ª Reunião do Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), na Sala Gilberto Freyre, campus Casa Forte. Guiada pelo presidente da Casa, Antônio Campos, com participação dos demais conselheiros, a reunião máxima da Fundaj recebeu como ordem do dia a aprovação da Política de Formação da Fundação Joaquim Nabuco a proposta de aprovação do relatório de Atividades 2018 da Fadurpe. Como pauta extra, foi aprovada a criação do Centro Gilberto Freyre de Estudos em Tropicologia, cuja formatação ainda será discutida. 

“Tivemos hoje um importante Condir. Aprovamos uma política de formação muito importante no âmbito da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor). Temos uma escola de governo para melhor entregar serviços ao Nordeste e também criamos o centro Gilberto Freyre de Estudos em Tropicologia. A sala onde Gilberto trabalhava vai virar um memorial”, explicou Antônio Campos. 

Com relatoria da Diretora de Planejamento (Diplad) Maria Galliza, a Política de Formação da Fundação Joaquim Nabuco foi pensada para apresentar as diretrizes que devem nortear as ações de formação na Casa. A implantação segue o propósito de consolidar e ampliar os programas de pós-graduação em alinhamento com o projeto institucional. “Traz diretrizes que orientam a criação dos cursos tanto para o nosso servidor, na área de capacitação, como também ao público externo, preferencialmente servidores e agentes públicos. Esse conceito é abrangente, são todos aqueles além que integrantes entidades privadas, sem fins lucrativos, organizações não governamentais, organizações que tenham relações com poder público por serem impactados pelas políticas públicas.”

O Centro Gilberto Freyre de Estudos em Tropicologia será um espaço dedicado a Freyre, patrono da Casa, e ao estudo de alta relevância dos trópicos do Brasil. A criação busca sistematizar para além dos servidores da casa o pensamento do sociólogo, que deixa de ser um fundador e passa a ser um objeto de estudo. “Ele está em todos os lugares, mas precisa de um lugar”, argumentou o Diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) Mário Hélio Gomes. A Fundação Gilberto Freyre, presidida pela filha do sociólogo, Sônia Freyre, será procurada para contribuir com o acervo, que deverá preencher a sala Gilberto Freyre no campus Casa Forte da Fundaj, onde o sociólogo costumava fazer os despachos da Casa.

O processo que se refere ao Relatório de Atividades de 2018 da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento, devidamente autorizada a prestar apoio a Fundaj em projeto de pesquisa, extensão, ensino e estímulo a inovação, tem validade até 17 de março de 2022. Um dos argumentos foi a dificuldade da instituição em executar atividades seguindo modalidades de contratação previstas para administração pública, seja por licitação, tomada de preço ou inexigibilidade. A solicitação foi aprovada. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.