Editora Massangana lança "Tempos de Folia" na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
O lançamento ocorreu no estande da Fundação Joaquim Nabuco na Bienal do Livro de Pernambuco e contou com homenagem e apresentação cultural
"Esse livro foi pensado, idealizado e trabalhado por Augusto Neves Silva. A obra tem a cara dele e eu o dedico. Estamos sentindo a ausência muito grande dele, mas não estamos tristes. Hoje é um dia muito importante", comentou a idealizadora da obra Isabel Cristina Guillen, em seu discurso de abertura no lançamento do livro "Tempos de Folia" na tarde desta segunda-feira (7), no estande da Fundaj na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
A obra, publicada pela Editora Massangana da Fundaj, reúne o trabalho de outros 5 autores. Diogo Barreto Melo, Francisco Matheus Carvalho, Evaldo Marciano de França, Mário Ribeiro dos Santos, Lucas Vitor Silva e a pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco Rita de Cássia Barbosa.
"O leitor vai encontrar uma história cronológica baseada nos carnavais de Pernambuco do século XX, que foi analisada em diferentes períodos e diversas temáticas. A obra aborda também a passagem do carnaval do século XIX para o século XX, a fundação da Federação Carnavalesca, manifestações, maracatus, a relação do carnaval com o samba, a criação de clubes de alegorias e pedestres, mais conhecido como carnaval popular. Sentimos falta de um livro que reunisse esses diversos olhares", comentou Lucas Vitor Silva, historiador e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Na ocasião, também foi prestada uma homenagem a um dos organizadores Augusto Neves Silva, falecido no começo deste ano. A coordenadora da Editora Massangana, Elizabeth Mattos, entregou uma placa simbólica para André Neves, irmão do escritor. "A Editora Massangana não poderia deixar de homenagear uma pessoa tão importante para a construção do livro. Esse momento de conquista também é dele e estamos muito felizes em participar desse lançamento", comemorou.
Para finalizar, o autor Evaldo Marciano de França Lima agradeceu à Editora Massangana por dar oportunidade aos autores pernambucanos. "A editora está criando e desenvolvendo um papel fundamental para a sociedade e seus autores. Não podemos nunca esquecer disso. Estou muito agradecido", afirmou.
Após o lançamento do livro, apresentaram-se a Orquestra New Frevo, da Companhia Brasil por Dança, o ator Adriano Cabral, e o Maracatu Cruzeiro do Forte, que também foi homenageado pela Fundação Joaquim Nabuco por seus 90 anos. Os autores fizeram uma sessão de autógrafos e o livro está sendo vendido por R$ 20 pela Editora Massangana no estande da Bienal do Livro de Pernambuco.
Redes Sociais