Sessão de exibição de curtas na Fundaj encerra calendário de comemorações do Centro Josué de Castro
O evento está programado para às 19h da próxima segunda-feira (14) no Cinema da Fundação/Museu
A Fundação Joaquim Nabuco abre suas portas na próxima segunda-feira (14), às 19h, para o encerramento do ciclo de comemorações de 40 anos do Centro Josué de Castro. Com o tema “Nas margens do homem, a maré”, serão exibidos cinco curtas metragens com temas que abordam a relação da sociedade com a natureza.
Josué de Castro foi um médico revolucionário, estudioso da fome e autor de inúmeros títulos essenciais para a compreensão da miséria no Brasil. Ele conseguiu romper o pensamento de que a fome e a miséria no mundo eram resultados de um excesso populacional e da escassez de recursos naturais.
Ao longo da vida, Castro recebeu várias homenagens como reconhecimento do seu trabalho. Entre elas, o Prêmio José Veríssimo, Roosevelt e o Prêmio Internacional da Paz. Em 2012 a Fundaj adotou o acervo do Centro Josué de Castro, localizado no bairro da Boa Vista, com mais de 30 mil itens, entre livros, cartas, documentos pessoais, fotografias e vídeos.
“Fico tranquila em saber que a Fundaj cuida bem desse acervo, principalmente porque este é um momento de retomada de contatos”, conta a presidente do Centro Josué de Castro, Nanci Lourenço.
A sessão de exibição dos filmes acontecerá no Cinema da Fundação, campus Casa Forte da Fundaj. Entre as produções, os curtas “O Jardim do Futuro”, “Beira a rio”, “Quando a Maré Encher”, “Paisagem Fluida” e “Homens e Caranguejos”.
Serviço:
Dia 14 de outubro, a partir das 19h.
Cinema da Fundação/Museu (Fundaj Casa Forte).
Curtas:
O Jardim do Futuro (dir. Victor Jiménez, 2019, 10 min);
Beira a rio (dir. CaJU, 2019, 5 min);
Quando a Maré Encher (dir. Oscar Malta, 2007, 30 min);
Paisagem Fluida (dir. Lula Queiroga, 2005, 8 min);
Homens e Caranguejos (dir. Paulo de Andrade, 2017, 20 min);
Redes Sociais