Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj promove curso sobre gestão educacional na Zona da Mata de Pernambuco
Início do conteúdo da página

Fundaj promove curso sobre gestão educacional na Zona da Mata de Pernambuco

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 17h40 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 17h40 | Acessos: 743

Formação contará com quatro encontros, aos sábados, nos municípios de Escada e Gameleira; inscrições devem ser feitas até a próxima terça-feira 

A Diretoria de Pesquisa (Dipes), em parceria com a Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional (Difor), abriu as inscrições para o Curso de Atualização em Gestão Escolar deste ano. A formação terá início no dia 23 de novembro, e contará com outros três módulos (ver detalhes abaixo). Os encontros acontecem sempre aos sábados, das 8h30 às 17h. Nesta edição, as aulas serão ofertadas simultaneamente nos municípios de Escada e Gameleira, ambas na Zona da Mata pernambucana.

Voltado para gestores escolares, equipe de coordenação e professores da educação básica de escolas públicas, o curso integra o “Programa Institucional 1 - Valorização Docente na Educação Básica” e contempla quatro eixos. São eles, o Planejamento Participativo, a Gestão Participativa, a Gestão de Pessoas e a Avaliação Educacional. Serão 40 vagas por turma, sendo 50% destinadas a servidores dos municípios que sediarão o curso.

Os interessados em participar deverão preencher um formulário online, entre os dias 14 e 18 de novembro*. O processo seletivo será feito em uma única etapa, composta pela análise das informações apresentadas no ato da inscrição. É requisito para participar do processo de seleção, ser servidor público nas esferas federal, estadual ou municipal. O resultado será divulgado na terça-feira (19), no site oficial da Fundaj.

Para maiores informações, conferir a chamada pública*

Sobre o curso

Lançado em 2015, o Curso de Atualização em Gestão Escolar já formou 17 turmas, em 14 municípios pernambucanos. Ao longo destes quatro anos, cerca de 800 servidores públicos da educação passaram pela especialização na temática. A proposta foi desenvolvida à partir de uma pesquisa da Fundaj, que identificou os principais fatores que contribuem para a qualidade da gestão escolar.

“O objetivo primordial é contribuir para a melhoria da gestão nas escolas públicas, levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelas secretarias municipais de educação, sobretudo dos municípios menores. Por isso, são oferecidos alguns instrumentos para pensar tanto teoricamente, quanto na prática”, ressalta Cibele Rodrigues, pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Identidade e Memória (Cecim).

Sobre os módulos

Módulo Gestão Participativa: Função social da escola; Desafios da gestão na atualidade; Princípios e fundamentos da gestão democrática; Mecanismos de Gestão democrática: eleição de diretores, elaboração do PPP, assembleia, conselho escolar, reunião pedagógica, reuniões de autoavaliação; Participação do Conselho Escolar na gestão da escola; A comunidade escolar e a gestão: construindo um trabalho conjunto/ Interação escola-comunidade.

Prof. Doutor Carlos Augusto Sant’Anna Guimarães - Centro de Estudos de Cultura Identidade e Memória (Cecim)

Módulo Planejamento Participativo: Análise diagnóstica da escola e do aluno; Processos de planejamento – potencialidades e fragilidades; Tipos de planejamento na/da escola; Projeto Político Pedagógico – concepções, legislação, estrutura e construção; Implementação do planejamento; Financiamento e qualidade social da educação.

Prof. Doutora Alice Miriam Happ Botler - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Módulo Gestão de Pessoas: Escola e o desenvolvimento integral e social das pessoas; Relação indivíduo x organização (Escola); Motivação do corpo docente e discente; Novas abordagens de Gestão de Pessoas; Adoecimento e a visão integrada do processo na Gestão Escolar.

Sônia Maria Dantas Vieira - psicóloga especial - Centro de Estudos de Cultura Identidade e Memória (Cecim)

Módulo Avaliação da Educação: Concepções, tipos e modelos teóricos de avaliação da educação; Avaliação em uma perspectiva global; Concepções de qualidade social da educação; Processos de avaliação da qualidade social da educação; Histórico da implantação dos sistemas de avaliação da educação no Brasil.

Prof. Mestre Juceli Bengert Lima - Centro de Estudos de Cultura Identidade e Memória (Cecim)

 

* os links da inscrição e da chamada pública, com o edital, serão divulgados em breve 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.