Cehibra: 45 anos com dia inteiro de programação
As atividades do Centro de Documentação da Fundaj estão marcadas para o dia 3/12 na Fundaj campus Derby
Fundado em 1974, o Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco De Andrade (Cehibra) celebra o seu 45º aniversário neste ano. Como parte da comemoração dessas quatro décadas - fomentando atividades no campo da pesquisa social, educação, memória e cultura - uma programação (abaixo) com homenagens ao patrono que dá nome ao Centro. Marcado para o dia 3 de dezembro, na sala Aloísio Magalhães, campus Derby da Fundação Joaquim Nabuco, o evento é aberto ao público e será das 9h às 17h.
Entre as atividades que ocorrerão ao longo do dia, a palestra “O Cisma dos Letrados e a Formação do Sistema Memorial de Pernambuco”, do professor Marcos Galindo. A mesa redonda “Gilberto Freyre e Rodrigo Mello Franco de Andrade: Relações com o Patrimônio”, contará com a presença do sociólogo e pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa, José Almino de Alencar; do pesquisar do Cehibra, Rodrigo Cantarelli; e dos professores Lourival Holanda e Verona Segantini - representando a Editora da Universidade Federal de Pernambuco e a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, respectivamente.
“O Cehibra foi fundado em 1974, mas desde a década de 1940 já existia interesse em sua criação por parte do próprio Gilberto Freyre. Ele e o escritor Rodrigo Mello Franco de Andrade já vinham dialogando sobre patrimônio, por que as pesquisas e os documentos que chegavam ao Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais ficavam acumulados. Os livros chegavam e iam direto para a Biblioteca, mas as fotografias, os arquivos e a documentação precisavam de um destino. O Cehibra foi criado e, na ocasião, o filho de Joaquim Nabuco, José Thomáz Nabuco, doou para a Fundaj um conjunto de 200.000 microfilmes, um dos primeiros acervos recebidos no centro,” afirmou a coordenadora de Documentação e Pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Betty Lacerda.
O Cehibra
A história do Cehibra começou quando o jornalista e escritor Rodrigo Mello Franco de Andrade uniu-se ao idealizador da Fundação Joaquim Nabuco, Gilberto Freyre, para considerar a “criação de um centro com a finalidade de reunir, organizar, estudar, pesquisar e contribuir para a divulgação dos documentos relativos à História Brasileira,” trecho da portaria que deu início ao centro. A ideia resultou no espaço que, atualmente, integra três coordenações: a de Documentação e Pesquisa (CDOC), a da Biblioteca Blanche Knopf e a do Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte).
Vale salientar que, em 2008, como reconhecimento de sua significância regional, nacional e internacional, o Arquivo Privado Joaquim Nabuco recebeu o Certificado de Registro Nacional do Brasil do “Programa Memória do Mundo”, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Recentemente, no ano de 2016, o acervo ganhou também um centro de tratamento digital, que vêm recebendo destaque na Villa Digital, implantada para auxiliar pesquisadores e difundir o acervo virtualmente. O espaço é localizado em um casarão do século XIX, restaurado e requalificado para novos usos na Fundaj/Apipucos e aberto a visitação para pesquisa, interatividade, fruição e navegação no acervo digital da Casa.
Programação:
9h: Abertura
9h30: Homenagens:
Joselice Jucá (in memorian)
Manoel Correia de Andrade (in memorian)
Joaquim de Arruda Falcão Neto
Tereza Cristina Dantas
Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade
10h: Vídeos - Depoimentos sobre o Cehibra
10h30 - 12h: Palestra - O cisma dos letrados e a formação do Sistema Memorial de Pernambuco, com o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Marcos Galindo.
14h30: O Cehibra e seu acervo, com a pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Rita de Cássia Araújo e coordenadora do Cdoc/Cehibra, Albertina Malta.
15h: Mesa redonda - “Gilberto Freyre e Rodrigo Mello Franco de Andrade: Relações com o Patrimônio”.
17h: Vídeos - Depoimentos sobre o Cehibra
Redes Sociais