Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Dia Nacional da Alfabetização é comemorado com atividades educativas do Muhne
Início do conteúdo da página

Dia Nacional da Alfabetização é comemorado com atividades educativas do Muhne

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 17h43 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 17h43 | Acessos: 745

Estudantes das escolas municipais José Collier e Draomiro Chaves Aguiar estiveram no Museu do Homem do Nordeste nesta quinta-feira (14)

 

Em homenagem ao Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta quinta-feira (14), o Educativo do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) promoveu uma série de atividades educativas, pelo quarto dia seguido, em alusão à data. Depois das visitações às escolas Municipal Jose Collier, em Camaragibe, e Municipal Draomiro Chaves Aguiar, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, realizadas de 11 a 13 de novembro, foi a vez do Muhne receber os alunos/as dos respectivos colégios. O encontro aconteceu no jardim do equipamento cultural, vinculado à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), nos turnos da manhã e da tarde. 

 

A maioria das crianças conheceu o Museu do Homem do Nordeste pela primeira vez. Além da visita, os estudantes participaram de uma roda de conversa, que teve como objetivo a apresentação de cada um deles obedecendo a sequência do alfabeto. Ainda pela manhã, houve a montagem da exposição, que foi decorada com trabalhos dos próprios alunos, e o passeio virtual pelo Engenho Massangana por meio do projeto itinerante Muhne 360°. 

 

“A iniciativa representou um avanço para as crianças, que interagiram bastante durante as atividades. Foi o momento rico e de muito aprendizado para todos, até porque a cultura e a arte são ferramentas de educação”, comentou o professor da escola Municipal Jose Collier, Marcos Santos. 

O “Concurso Soletrando” abriu a programação da tarde. Após a dinâmica, a banda Patusco, de Olinda, agitou a criançada com brincadeiras musicais. A última atividade foi o Leilão de Livros. O evento do Dia Nacional da Alfabetização terminou com mais lanche e muita música. 

“Vejo o quanto a experiência é rica para esses jovens. Muitos deles, não conhecerem esse mundo cultural e artístico. Conhecimento sempre é válido, mas dessa forma é melhor ainda por ser mais leve”, afirmou a gestora da escola Municipal Draomiro Chaves Aguiar, Tatiana Nascimento. 

Em busca de um país cada vez mais livre do analfabetismo, as ações do Educativo do Museu do Homem do Nordeste estimulam a imaginação e a capacidade de abstração, além da interpretação e da criatividade lúdica. 

“Aprendi a fazer poema e criei um interesse por livros. Foi a primeira vez que visitei o Museu do Homem do Nordeste. Fiquei impressionada com o tamanho dele”, disse a aluna Marina Cristine, do colégio Municipal Draomiro Chaves Aguiar.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.