Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Dia da Consciência Negra
Início do conteúdo da página

Dia da Consciência Negra

Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 12h59 | Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 12h59 | Acessos: 555

A data é em homenagem à história de Zumbi dos Palmares. Nesta quarta-feira, 20 de novembro, lembramos do passado de lutas de um povo no Dia da Consciência Negra. Como Casa que leva o nome de um abolicionista, a Fundaj reforça a importância da realização de práticas e políticas públicas que contribuam para a construção de uma sociedade justa.

Segundo o IBGE, o Brasil atingiu a marca de 210 milhões de pessoas em 2019. Desse número, seis em cada dez brasileiros são negros. A percentagem é expressa além do tom de pele; a cultura é intrínseca nos costumes, na culinária, na religiosidade, na linguagem, em datas comemorativas, na música e na dança do nosso país.

O candomblé e a umbanda são as duas maiores religiões de matriz africana no Brasil. O maracatu representa esse sincretismo religioso na dança, dividido em Nação ou Rural. Instrumentos como o agogô, o berimbau e o afoxé foram trazidos pelos negros escravizados no período de colonial. Nas artes marciais, a capoeira se destaca, misturando esporte com música e dança.

O pratos tradicionais estão na mesa de boa parte dos brasileiros, como a feijoada. Outras comidas típicas são o cururu, o vatapá e o famoso acarajé, muito encontrado na Bahia. Dentre as datas comemorativas, vale destacar o Dia de Iemanjá (2 de fevereiro) e a Festa do Bonfim (que acontece na quinta-feira antecedente ao segundo domingo após o Dia de Reis, no mês de Janeiro).

O @MuseuDoHomemDoNordeste tem, em sua exposição permanente, diversas peças que trazem consigo grande bagagem da representatividade do povo negro no Brasil. A editora Massangana da Fundação Joaquim Nabuco lançou, no último mês, os livros “Cotidianos Afrodescendentes” e “Educação, Diversidade e Cultura”. Os títulos são parte do Programa Institucional “Educação e Relações Étnico-Raciais” da Fundaj, com o propósito de promover pesquisas, formações e a difusão do conhecimento junto a outras instituições.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.