Domingo dos Pequenos celebra Dia Nacional da Consciência Negra
Atividades gratuitas acontecem neste domingo (24), no Museu do Homem do Nordeste (Muhne)
Na semana da Consciência Negra, o 40° Domingo dos Pequenos reflete sobre a importância e as influências de um povo na sociedade brasileira. Neste domingo (24), as crianças poderão participar de oficinas e brincadeiras gratuitas que dialogam com a temática. Além disso, os visitantes que quiserem, poderão pegar ingressos gratuitos para visitar a exposição de longa duração do Muhne. As atividades acontecem no Museu do Homem do Nordeste (Muhne), localizado no campus da Fundaj em Casa Forte.
O tema desta edição busca trazer, de forma lúdica, informações a respeito da contribuição do povo afro-brasileiro na construção da identidade nacional. Dessa forma, o público será estimulado a valorizar, na prática, essa cultura. “Em todas as nossas mediações tratamos sobre a importância da contribuição do povo negro na formação do País. Dessa forma, as ações que foram pensadas para as crianças têm a intenção de apresentar esse universo afro-descendente das mais diferentes formas, na estética, com o uso das cores, na poesia e na forma de ligação com seu lugar de origem”, afirmou a coordenadora do Educativo do Museu, Edna Silva.
Abordando, por meio de brincadeiras, a diversidade cultural do Nordeste, as atividades promoverão a socialização entre as crianças a partir dos 6 anos. Já a Oficina de Abayomi, ensinará aos pequenos como confeccionar bonequinhas de pano, as quais tiveram origem na etnia Iorubá, da Nigéria. Crianças a partir dos 8 anos poderão participar dessa atividade. Com o objetivo de trabalhar a importância e os significados das máscaras para a cultura africana, no fim da manhã, ainda acontecerá a Confecção de Máscaras.
As inscrições serão feitas por ordem de chegada das 9h às 9h40.
Serviço
Domingo dos Pequenos
Data: 24/11
Horário: 9h às 12h
Local: Museu do Homem do Nordeste, Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte
Programação:
9h às 12h - Visita à exposição “Nordeste: Territórios Culturais, Plurais e Direitos Coletivos” e venda de produtos infantis e alimentícios.
10h às 11h - Vamos brincar! - a partir dos 6 anos (20 vagas); Oficina de Abayomi - a partir dos 8 anos (20 vagas).
11h às 12h - Confecção de Máscaras - a partir dos 6 anos (30 vagas).
Entrada gratuita
Redes Sociais