Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Cinema acessível chega a Nazaré da Mata
Início do conteúdo da página

Cinema acessível chega a Nazaré da Mata

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 18h57 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 18h57 | Acessos: 722

Escola Dom Ricardo Vilela recebeu sessão do filme O Auto da Compadecida, com recursos de audiodescrição e libras do Projeto Alumiar

Nazaré da Mata foi o primeiro município da Zona da Mata pernambucana a receber o Projeto Alumiar de cinema acessível. Nesta terça-feira (3), cerca de 80 pessoas lotaram sala de aula da Escola Dom Ricardo Vilela para assistir ao filme “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes. A iniciativa é do Cinema da Fundação, aparelho cultural da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) que, de hoje até o próximo dia 13 de dezembro, exibe sessões com acessibilidade para pessoas com deficiência nas cidades de Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde.

Além dos alunos das escolas locais, estudantes dos municípios de Carpina, Paudalho e Condado também compareceram à exibição. O filme levado pelo projeto possui recursos de acessibilidade a exemplo de Audiodescrição, para pessoas cegas e com baixa visão, e Língua Brasileira de Sinais e Legenda, para pessoas surdas e ensurdecidas.

“Acreditamos que a cultura é base da educação. Dessa forma, estamos muito felizes em trazer o Projeto Alumiar para Nazaré da Mata, e para outros municípios pernambucanos ainda esse ano. Pretendemos expandir ainda mais essa iniciativa no próximo ano”, afirmou a coordenadora do Cinema da Fundação, Ana Farache.

Em parceria com as secretarias de Educação de cada cidade, as sessões itinerantes buscam ampliar o alcance do Projeto Alumiar que, em sua história, já contabilizou quase 3.000 espectadores. “Chegar a um município do interior é muito importante para a Fundaj, pois a instituição tem o objetivo levar inclusão social, por meio da educação e da cultura, para o Nordeste”, afirmou o pesquisador da Fundaj, Carlos Osório.

Próximas exibições

Além do filme O Auto da Compadecida, as obras Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz, Colegas, de Marcelo Galvão e Menino Maluquinho, de Helvécio Ratton foram escolhidos para as próximas exibições, nas cidades de Caruaru (5 e 6/12), Garanhuns (10 e 11/12) e Arcoverde (12 e 13/12).

Caruaru
Armazém da Criatividade
05/12, 14h
Filme: Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
06/12
9h - Masterclass: Acessibilidade Audiovisual
14h - Filme: O Auto da Compadecida

Garanhuns
Escola Professor Letácio Brito Pessoa
10/12
9h - Filme: O Auto da Compadecida
14h - Masterclass: Acessibilidade Audiovisual
11/12, 9h
Filme: Colegas

Arcoverde
Auditório da Secretaria de Educação e Esportes
12/12
9h - Filme: Menino Maluquinho
14h - Masterclass: Acessibilidade Audiovisual
13/12, 9h
Filme: O Auto da Compadecida

SERVIÇO
Sessão Alumiar Na Estrada
De 03 a 13 de dezembro
Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.