Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Educação Pela Cidade - chega ao fim com último encontro do Cidade Na Palma Da Mão
Início do conteúdo da página

Educação Pela Cidade - chega ao fim com último encontro do Cidade Na Palma Da Mão

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 18h10 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 18h10 | Acessos: 759

Marcado para esta quarta-feira (11), o encontro debaterá sobre “Cidades Educadoras”

O último encontro do ciclo de palestras “Cidade Na Palma da Mão”, promovido pelo Programa Institucional 3, “Educação pela Cidade”, da Fundação Joaquim Nabuco, já tem data e hora marcada. Nesta quarta-feira (11), às 18h, os presentes no evento poderão acompanhar um debate sobre “Cidades Educadoras”, conduzido por um time de mulheres: a mestre em Design Estratégico, Carla Link (Talking City); a mestre em urbanismo contemporâneo, Dayana Araujo (Cidade Escola Aprendiz); e a sócia do Fab Lab Recife, Cris Lacerda (mediação).

Ao longo do debate, serão apresentados projetos e experiências voltados à integração entre comunidades, escolas, instituições e territórios. “Queremos fazer uma relação com a educação. Apesar das convidadas virem de caminhos distintos, todas lidam com o sujeito na cidade, e essa sensibilização é fundamental para gerar participação social”, explica o arquiteto e coordenador do P.I.3, Cristiano Borba. Aberto ao público (sujeito à lotação), a iniciativa acontecerá na sala João Cardoso Ayres, no campus Derby da Fundaj.

Cidade na Palma da Mão e P.I.3 - Educação Pela Cidade
O "Cidade na Palma da Mão" tem como objetivo subsidiar a discussão sobre tecnologias da informação e comunicação (TICs), relacionando-as com o território urbano e seus habitantes-usuários na contemporaneidade. Desde 2016, congregou vários projetos dentro do tema da cidadania, da educação cidadã e da participação.

Ao longo das três últimas semanas, o campus Derby da Fundaj recebeu o público interno e externo, além diversos colaboradores, fomentando discussões sobre “Ativação e Inovação” e “Desenvolvimento Urbano”. Nesta quarta-feira (11), encerra-se a vigência do P.I.3 e, consequentemente, também do projeto "Cidade na Palma da Mão". “Acredito que, dentro os cinco Programas Institucionais, esse foi o mais multidisciplinar, principalmente pelo tema, que abrange tantas áreas e pessoas. Caminhamos com autonomia, atuamos em cidades do interior e, no final das contas, trouxemos parceiros para perto. Pretendemos juntar essas contribuições, formadas ao longo desses três anos, em uma publicação, seja um livro ou um documentário”, avaliou Borba.

Confira o currículo das convidadas:

Carla Link (Talking City): Mestre em Design Estratégico pela Unisinos-RS, acredita no potencial colaborativo das pessoas e organizações para transformar as cidades em lugares melhores e mais sustentáveis. Há 6 anos desenvolve projetos de inovação social a partir do design, trabalhando na construção de estratégias, plataformas e serviços para melhorar os sistemas urbanos e a qualidade de vida nas cidades. Sua empresa, a Talking City, foca na melhoria de serviços baseada na colaboração com cidadãos, tendo com uma das principais iniciativas o Movimento Cidade Segura – um laboratório de inovação em segurança para a Cidade de Porto Alegre. Também atua como consultora no Pátio Digital, política de governo aberto e inovação da Secretaria Municipal de Educação em São Paulo, e participa do Coletivo Ocupe & Abrace, que atua na ocupação cultural e ambiental da Praça da Nascente em São Paulo. Também é Palestrante, recentemente participado do TEDxLaçador, e é professora do IED-SP e das Faculdades Rio Branco.

Dayana Araujo (Cidade Escola Aprendiz): mestre em urbanismo contemporâneo, pesquisadora da relação entre Cidade e Educação no Programa de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGAU/FAU-Mackenzie). Atualmente é gestora de projetos no programa Educação e Território da Associação Cidade Escola Aprendiz, disseminando, incidindo e articulando projetos voltados para o desenvolvimento integral dos sujeitos e de seus territórios.

Mediação – Cris Lacerda (FabLab Recife): Sócia e CTO do Fab Lab Recife, atua na gestão do conhecimento e coordenação técnica de projetos de PD&I com uso de fabricação digital. Designer de produto e mestranda em artefatos digitais (UFPE), ativista STEM to STEAM, mentora em hackathons, startup weekends e programas de pré-aceleração, além de community connector da Singularity University no Recife e docente da pós-graduação em Tecnologias do Design na UNICAP-ICAM.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.