Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Sapis/Elapis sediado pela primeira vez no NE com participação da Fundaj
Início do conteúdo da página

Sapis/Elapis sediado pela primeira vez no NE com participação da Fundaj

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 17h22 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 17h26 | Acessos: 702

Instituição coloca em debate derramamento de petróleo no Nordeste, áreas protegidas da América Latina e conservação da biodiversidade

A abertura do IX Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Sapis) e do IV Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Elapis) aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Cerca de 350 pessoas se inscreveram no seminário científico, realizado pela primeira vez na Região Nordeste, com o tema central “Áreas Protegidas e Inclusão Social em cenários de mudanças”. O seminário conta com participação da Fundação Joaquim Nabuco.

A cerimônia inicial contou com uma mesa de apresentação, formada pela professora Tereza Araújo, diretora de Ensino da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa (Propesq), Paulo Russo, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Imara Melo, Secretária Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS-PE), professor Itamar Dias, coordenador do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vanice Selva, coordenadora do Sapis pela UFPE, Edneida Cavalcanti, coordenadora do Sapis pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Marizelha Lopes, do Movimento de Pescadores e Pescadoras (MPP), Marly Lúcia, da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (CONFREN), e Cibelle Rodrigues, pesquisadora da Fundaj. 

“Além da participação de pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros e internacionais, profissionais da área ambiental e representantes de povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, pescadores e agricultores), o evento recebe participantes de fora do país, como México, Colômbia e Bolívia. “Temos uma enorme responsabilidade e desafio de promover um encontro com uma temática ambiental. Essa agenda é de extrema importância”, comentou Edneida Cavalcanti, coordenadora do Sapis pela Fundaj. 

A última atividade da manhã foi a conferência de abertura - Áreas Protegidas e a Agenda 2030: Desafios contemporâneos em tempos de mudanças -, ministrada por Marta Irving, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

“É um tema que surpreendente tem atraído muita gente. Isso quer dizer que as pessoas estão entendendo que o tema é fundamental. É muniria bom saber que essa discussão sobre Áreas Protegidas é válida”, declarou Marta Irving. 

As programação segue até o dia 14/12, com presença expressiva da Fundaj no dia 12/11, apresentando a mesa redonda Territórios Tradicionais e Conservação da Biodiversidade, o painel Avanços e Desafios das Áreas Protegidas na América Latina e a mesa redonda O Vazamento de Petróleo no Brasil - Desastre Socioambiental e Perspectivas de Futuro.

Confira a programação:

 

MESA REDONDA

Tema: O vazamento de petróleo no Brasil - desastre socioambiental e perspectivas de futuro

Local: UFPE 

Data: 12/12/2019

Horário: 8h30

Convidados:

Alejandro Espinoza (Conacyt, México)

Clemente Coelho (UPE e Bioma Brasil)

Marizélia Lopes (MPP, Bahia)

Maria Olívia S. dos Santos (UFPE, Caruaru)

Coordenadora: Beatriz Mesquisa (Fundaj)

PAINEL

Tema: Avanços e desafios das Áreas Protegidas na América Latina

Local: UFPE

Data: 12/12/2019

Horário: 13h

Painelistas:

Cláudio Maretti (IUCN)

Luciano Régis Cardoso (RELLAC-Jovem)

Coordenadora: Edneida Cavalcanti (Fundaj)

 

MESA REDONDA

Tema: Territórios tradicionais e conservação da biodiversidade

Local: UFPE

Data: 12/12/2019

Horário: 8h30

Convidados:

Ana Mumbuca (Quilombo Mumbuca - Tocantins)

Henyo Barreto (UNB)

Iran XuKuru (Povo XuKuru - Pesqueira)

Mônica Cox (UFPE)

Coordenador: Pedro Silveira (Fundaj)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.