Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Segundo dia do Sapis/Elapis é marcado por mesas redondas e painel com coordenação de pesquisadores da Fundaj
Início do conteúdo da página

Segundo dia do Sapis/Elapis é marcado por mesas redondas e painel com coordenação de pesquisadores da Fundaj

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h02 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h02 | Acessos: 538

Vazamento do petróleo no Brasil, territórios tradicionais, conservação da biodiversidade, e áreas protegidas da América Latina foram temas debatidos no seminário científico

Com a presença de pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), mesas redondas abriram o segundo dia do IX Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social/IV Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social, na manhã desta quinta-feira (12), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizados simultaneamente, os debates abordaram os temas “O vazamento de petróleo no Brasil - desastre socioambiental e perspectivas de futuro” e “Territórios tradicionais e conservação da biodiversidade”.

Coordenado pela pesquisadora da Fundaj, Beatriz Mesquita, a mesa redonda com a temática “O vazamento de petróleo no Brasil - desastre socioambiental e perspectivas de futuro”, contou com a participação de quatro convidados: Alejandro Espinoza (Conacyt, México), Clemente Coelho (UPE e Bioma Brasil), Marizélia Lopes (MPP, Bahia) e Maria Olívia (UFPE, Caruaru).

“A questão do vazamento de petróleo tem sido tão intensa que a emoção tomou conta da mesa. Esse debate era mais do que necessário”, simplificou a pesquisadora da Fundaj, Beatriz Mesquita.

Já o debate “Territórios tradicionais e conservação da biodiversidade”, conduzido pelo pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, Pedro Silveira, teve as atuações de Ana Mumbuca (Quilombo Mumbuca - Tocantins), Henyo Barreto (UNB), Iran XuKuru (Povo XuKuru - Pesqueira) e Mônica Cox (UFPE).

“A discussão foi importante pelo fato de relacionarmos os territórios tradicionais com a biodiversidade. Além disso, houve a junção de pessoas que vivem nesses territórios com profissionais de áreas diferentes. Essa troca de saberes e práticas faz com a gente avance no tema geral do evento”, declarou o pesquisador da Fundaj, Pedro Silveira.

Dando continuidade à programação do Sapis/Elapis, seminário científico, o tema “Avanços e desafios das Áreas Protegidas na América Latina” foi debatido num painel coordenado por outra pesquisadora da Fundaj, Edneida Cavalcanti. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, às 13h30, com a participação de Cláudio Maretti (IUCN) e Luciano Régis Cardoso (RELLAC-Jovem), ambos painelistas.

Com mais de 350 inscritos e sediado pela primeira vez na Região Nordeste, o IX Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social/IV Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social segue sendo realizado até o próximo sábado (14).

Confira a programação dos próximos dias

13/12 (sexta-feira)

8h30 às 12h30 - Grupos de Trabalhos;
12h30 às 13h30 - Intervalo para o almoço;
13h30 às 17h30 - Grupos de Trabalhos;
17h30 às 18h30 - Cerimônia de encerramento;
18h30 às 19h30 - Programação cultural

14/12 (sábado)

8h às 12h

1. Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais - Tamandaré/PE
2. Nação Xambá - Território Quilombola/Olinda-PE
3. Parque Estadual Dois Irmãos (Pedi) - Recife/PE
4. Reserva Extrativista Acaú-Goiana Pitimbu/PB
5. Xukuru do Ororubá - Terra Indígena Pesqueira/PE
6. Área de Proteção Ambiental de Guadalupe - Rio Formoso/PE

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.