Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Dia do Museólogo é lembrado no Muhne
Início do conteúdo da página

Dia do Museólogo é lembrado no Muhne

Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 17h30 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 17h32 | Acessos: 423

O museólogo Aécio de Oliveira foi responsável pela organização dos acervos e coordenou exposições no Museu do Homem do Nordeste

 

Em homenagem ao Dia do Museólogo, comemorado nesta quarta-feira (18), resgatamos a história de Aécio de Oliveira, primeiro coordenador do Museu do Homem do Nordeste, inaugurado no ano de 1979 pelo Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS), atual Fundaj. Referência no campo da museologia, o recifense ocupou a coordenação do Museu até maio de 1986.

Responsável por organizar acervos, cuidar da conservação e coordenar exposições, o museólogo Aécio de Oliveira passou sete anos no Muhne (1979 a 1986). Durante esse tempo, promoveu preservação cultural para garantir o respeito e a valorização da nossa identidade; supervisionou e administrou o espaço, as exposições e as atividades culturais e educativas; conduziu estudos e pesquisas para ampliar informações do patrimônio museológico; avaliou a autenticidade e o caráter histórico, científico e artístico do arquivo.

Antes da experiência no Museu do Homem do Nordeste, ele foi assistente do professor Waldemar Valente no Museu Antropológico do IJNPS, de 1964 a 1966. Em 1968, assumiu a direção da instituição. No ano de 1970, ainda pelo IJNPS, criou e ministrou cursos e treinamentos preparatórios para monitores de museus em diversas capitais do Nordeste. No ano de 1971, idealizou o Departamento de Museologia do IJNPS, o primeiro a ser criado no país. Aécio de Oliveira deixou um legado enorme para a museologia. Engajado com a adoção de políticas públicas para os museus brasileiros, o recifense organizou em 1975 o I Encontro Nacional de Dirigentes de Museus, existente até os dias de hoje.
Prêmio

Prêmio
O edital do Concurso de Ensaios Aécio de Oliveira, em comemoração aos 40 anos do Muhne, está aberto desde o dia 18 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 28 de fevereiro de 2020. Os seis ensaios selecionados pela Comissão Julgadora receberão uma premiação individual. A lista dos premiados será divulgada oficialmente no Diário Oficial da União. Inscreva-se no site da Fundaj.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.