Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Religiosidade é tema do primeiro Domingo dos Pequenos do ano, em Olinda
Início do conteúdo da página

Religiosidade é tema do primeiro Domingo dos Pequenos do ano, em Olinda

Publicado: Sexta, 10 de Janeiro de 2020, 17h43 | Última atualização em Sexta, 10 de Janeiro de 2020, 17h53 | Acessos: 725

Em edição especial, atividades serão promovidas no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) e crianças irão confeccionar uma exposição

As férias escolares ainda não chegaram ao fim, então ainda dá tempo da criançada participar das atividades culturais promovidas pelo Museu do Homem do Nordeste. Todo terceiro domingo de cada mês é dia de Domingo dos Pequenos na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Entretanto, o primeiro encontro, deste ano, acontece no próximo dia 26, a partir das 9h. Em edição especial, as atividades educativas serão promovidas no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), localizado no Alto da Sé, no Sítio Histórico de Olinda. A entrada é gratuita.

Com o tema central “Deixai vir a mim as criancinhas”, o objetivo é que a atividade funcione como uma extensão da exposição “Rogai por Nós”, lançada pelo Museu do Homem do Nordeste (Muhne) em parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife, em dezembro do ano passado. “A exposição visa apresentar como o povo nordestino se relaciona com a fé em seu cotidiano. É um convite para conhecer expressões da religiosidade católica no Nordeste, que será adaptada ao universo infantil”, destacou Ciema Mello, curadora da mostra.

Os participantes terão uma visita guiada pelo Museu de Arte Sacra e pela exposição Rogai por Nós, mediada pela equipe do local e acompanhados pelos educadores do Muhne. Em seguida, as crianças serão convidadas a montar elas mesmas uma exposição. Para isso, contarão com um painel no exterior do museu e serão ministradas três oficinas, com 20 vagas cada: confecção de anjinhos, confecção de andor e confecção de ex-votos (presentes dados como pagamento de promessa).

De acordo com Edna Silva, coordenadora do educativo do Muhne, serão discutidas questões sobre museologia durante o desenvolvimento das atividades. “Construímos o processo pedagógico tendo em vista apresentar como uma peça é capaz de falar algo para o seu apreciador. Então, as crianças vão aprender o que é signo e significado, sobre textura, tamanho, espessura, profundidade etc. Fora isso, entender quem é o curador. Por que uma exposição precisa ter um curador?”, destacou.

Oficinas
Em todas as oficinas as crianças contarão com visita mediada na exposição Rogai Por Nós. A equipe do educativo do Museu do Homem do Nordeste promoverá, ainda, um diálogo sobre o passo a passo da montagem de uma exposição e, ao final das atividades, os participantes devem apresentar um painel expográfico com os produtos desenvolvidos nas oficinas.

1. Confecção de Anjinhos
Vagas: 20
Faixa etária: a partir dos 7 anos

2. Oficina Vamos decorar o andor
Vagas: 20
Faixa etária: a partir dos 7 anos

3. Oficina Nada te devo, Senhor
Vagas: 20
Faixa etária: a partir dos 6 anos

Serviço
Domingo dos Pequenos no Maspe
Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe)
Endereço: Rua Bispo Coutinho, 726. Alto da Sé, Olinda
Data: 26 de janeiro de 2020
Horário: 9h
Entrada gratuita

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.