Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Crianças desenvolvem painel expográfico sobre cotidiano de fé do povo nordestino
Início do conteúdo da página

Crianças desenvolvem painel expográfico sobre cotidiano de fé do povo nordestino

Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 12h05 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 12h05 | Acessos: 752

Montagem desenvolvida na primeira edição do Domingo dos Pequenos deste ano integrará exposição Rogai Por Nós, em cartaz no Museu de Arte Sacra de Pernambuco

“Essa exposição é sobre acreditar em Deus. Quem aqui acredita?” A pergunta da antropóloga Ciema Mello, curadora da exposição Rogai Por Nós, fez a maioria das crianças levantar as mãos. Foi com uma visita à mostra que começou o primeiro Domingo dos Pequenos de 2020, promovido mensalmente pelo Museu do Homem do Nordeste (Muhne). Dessa vez, em edição especial no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), Sítio Histórico de Olinda. Com o tema “Deixai vir a mim as criancinhas”, a atividade funcionou como uma extensão da Rogai Por Nós, em cartaz no Maspe desde o dia 20 de dezembro.

"Essa interação do Museu do Homem do Nordeste é importante para disseminar a cultura e fazer com que as crianças conheçam o que é a Fundaj, o que ela tem a oferecer", ressalta o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos. Cerca de 32 crianças, dentre moradores do entorno do Alto da Sé, no Sítio Histórico de Olinda, e da Comunidade do Pilar, no bairro do Recife participaram das oficinas. “A gente acha que objeto não fala, mas fala sim. E tudo que fala pode ensinar alguma coisa pra gente. Fizemos essa exposição para entender um pouco sobre as questões da vivência religiosa no Nordeste, por que independentemente de crença, está tudo presente até nas nossas expressões. ‘Nossa Senhora!’, ‘Deus Me Livre!’, ‘Vai com Deus!’ Todo mundo aqui diz isso”, introduziu a antropóloga aos pequenos.

Ao dominar as técnicas de dobradura e colagem, as crianças aprenderam a confeccionar anjinhos de papel laminado, montar ex-votos -objetos oferecidos aos santos de devoção como um testemunho de gratidão de alguém que obteve um milagre- e a construção de um andor. Miguel Santos, 8 anos, tem o mesmo nome do arcanjo tido como “anjo da cura” e protetor do exército de Deus contra forças do mal. Ele colocou seu nome na peça e disse que seria um presente para a mãe. “Fiz um rosto igual ao que aprendi na oficina e vou dar a ela, para pendurar em casa e lembrar de mim.”

Para a oficina de ex-votos, os pequenos foram orientados a desenhar algo que desejavam de todo coração. William Ferreira, 7 anos, fez dois desenhos. Pediu um video-game, que é seu passatempo preferido com os amigos, e uma cédula. Eu gosto de jogar, mas também sei que minha mãe precisa de dinheiro para pagar minha escola e eu não quero parar de estudar.” Primeiro a escola, depois o vídeo-game, disse o pequeno.

“Ensinar as crianças a montar uma exposição é mostrar um pouco do nosso cotidiano no Museu do Homem do Nordeste. Aprendendo a confeccionar as peças nas oficinas, estão expandindo seus conhecimentos,” afirmou a Coordenadora de Ações Educativas, Edna Silva. Ao fim da exposição, foi montado um andor florido, em que cada criança colou uma flor de papel crepom para, ao fim, compor um grande painel com todas as confecções do dia.

A líder da Comunidade do Pilar, Safira Gonzaga, afirma que uma programação desse tipo fora da comunidade faz com que eles aprendam, distraiam a cabeça e saiam, momentaneamente, daquela realidade. “Tudo é aprendizado e essa espécie de prática normalmente não é feita no Pilar. Brincam somente entre si e não têm um meio mais amplo para expandir a mente. Contribui muito também pelo desenvolvimento religioso, ensinando a vivenciaram a fé. Já que são crianças, dá tempo de crescer com fé.”

Amuleto típico de fiéis que realizam um desejo para cada nó, as fitinhas coloridas de Santa Luzia, Nossa Senhora da Conceição, São Severino dos Ramos, Nossa Senhora do Bonfim e Padre Cícero chamaram a atenção dos participantes. Richard Morais, 7 anos, fez quatro pedidos. Uma viagem com a família, um abraço na sua avó, poder brincar com seu irmãozinho de 1 mês e arrumar dinheiro pra comprar comida em casa. Já Yasmin Victoria, 5 anos, pediu uma piscina e uma cauda de sereia. Outros pedidos como um banho de mar, uma bicicleta e uma boneca também estiveram entre os mais populares.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.