Programação de férias leva noventa crianças ao Engenho Massangana
As atividades recreativas aconteceram entre os dias 21 e 25 de Janeiro, com participação local e de turistas
“Senhoras e senhores, ponham a mão no chão / Senhoras e senhores, pulem num pé só”. Ao som de cantigas populares, as crianças obedeciam aos comandos da brincadeira. Em frente a casa grande, na tarde deste sábado (25), se revezaram nos pulos, sempre que alguém tropeçava na corda. “Eu adoro pular corda e girar no bambolê. Sei que assim me exercito, aprendo e divirto”, contou Yara Melyssa, 10 anos.
Do outro lado do gramado, debaixo da coberta do arruado, jogos de carta, memória e pega-varetas. Concentração total, para aquela que foi a última partida da programação de férias. Ao longo dos últimos cinco dias, diversão não faltou no Engenho Massangana, Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.
Cerca de noventa crianças participaram das atividades gratuitas promovidas pelo Educativo do Museu. Foram oficinas de máscaras e confecções de brinquedos, como o bilboquê. “Abrir esse espaço para crianças, nesse período de recesso escolar, representa um estímulo para atitudes educativas além das escolas, e faz parte do nosso papel social. Nossa gestão é democrática, e estamos apresentando os equipamentos culturais com liberdade, fora da formalidade, criando vínculos identitários”, destacou a coordenadora do Educativo do Museu, Edna Silva.
A família do estudante Adrian Medeiros, 14 anos, veio de Alagoas para o município de Ipojuca, também na Região Metropolitana do Recife. Ao longo da viagem, aproveitaram para fazer uma pausa e conhecer o engenho onde viveu Joaquim Nabuco. “O espaço é muito bonito, eu não imaginava, e conta uma história tão importante, que aprendi na escola, no ano passado. Ainda tivemos a sorte de vir no último dia da programação de férias, mesmo sem saber”, dividiu o garoto, enquanto brincava com os primos.
Além de turistas, o Engenho Massangana recebeu visitantes locais nesses últimos dias. Só na terça-feira (21), quando a programação de férias teve início, 40 crianças das comunidades Massangana e Serraria - que ficam no entorno do Engenho - participaram das atividades. Os demais dias não foram diferentes. Mas, para quem não conseguiu aproveitar dessa vez, em julho tem mais. “Sempre fazemos e pretendemos continuar”, garante Edna.
Redes Sociais