Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Obra de Gilberto Freyre é tema de Congresso Internacional na Espanha
Início do conteúdo da página

Obra de Gilberto Freyre é tema de Congresso Internacional na Espanha

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 18h22 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 18h22 | Acessos: 1243

Evento promovido, em fevereiro, pelo Centro de Estudos Brasileiros de Salamanca conta com colaboração da Fundação Joaquim Nabuco e coordenação de gestor da Casa

Um dos mais importantes sociólogos brasileiros do Século XX, o pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987) será objeto de estudo do Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Salamanca, na Espanha. O evento promovido nos dias 25 e 26 de fevereiro, pelo Centro de Estudos Brasileiros, da Universidade de Salamanca, acontece no ano em que o escritor brasileiro celebraria seus 120 anos de vida. Para a realização, contará com a colaboração da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Fundação Cultural Hispano-Brasileira.

Com o tema “A Obra de Gilberto Freyre nas Ciências Sociais e Humanas na contemporaneidade”, a iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, pesquisadores e demais interessados no trabalho e na figura do autor de Casa Grande & Senzala (1933). O jornalista e diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte, Mário Hélio Gomes, divide a coordenação acadêmica do evento com o antropólogo espanhol Pablo González Velasco — que esteve no Brasil, em 2019, para compartilhar achados recentes da ligação de Freyre com seu país.

Desde a solenidade de abertura, o congresso contará com a presença do presidente da Fundaj e escritor Antônio Campos, que apresentará leitura sobre a “China Tropical: antevisões e atualidades na obra de Gilberto Freyre” e mediará mesa redonda sobre a hispanotropicologia [termo utilizado para tratar das relações culturais entre a Espanha e o Brasil]. “A Fundação sente orgulho, uma vez que ela é resultado da ação direta do mestre de Apipucos, que atuou nela durante décadas. Seu legado segue vivo norteando nossas ações”, celebrou Campos. 

Em consonância, Mário Hélio reforça a importância da participação da Fundaj e sua vocação ibero-americana. “Desde a atuação de Gilberto até o incremento de redes, como tem feito a gestão atual, diversas parcerias têm sido firmadas com instituições culturais e acadêmicas internacionais. É evidente que, para fortalecer a atuação regional, a Fundação tem se aberto ao mundo e solidificado relações que podem ser úteis de diversas maneiras ao seu trabalho que tanto abrange a pesquisa quanto a documentação, a formação e a cultura”, destacou o diretor.

Além de mediar a conferência inaugural, Mário participa de mesa redonda onde aprofundará o estudo sobre “Hispanotropicologia: um conceito que une civilizações, entre espelhos e miragens”.

No segundo dia de evento, Fundação também terá o prestígio de promover o lançamento da revista Casa Grande Severina: 120 anos de Gilberto Freyre, 100 anos de João Cabral de Melo Neto (Editora Massangana, 2019) neste congresso. O título é resultado do Seminário Internacional, promovido em dezembro do ano passado, no Cinema da Fundação do Campus Derby, que deu início às homenagens pelas efemérides dos dois importantes escritores pernambucanos.

Outras participações

A capital pernambucana ganhará ainda mais destaque com a exibição do documentário Guia prático, histórico e sentimental da cidade do Recife (2008), com direção do pernambucano Léo Falcão. O filme é inspirado no livro homônimo (1934) de Gilberto Freyre. Após a exibição, o público participará de debate com o diretor e roteirista Léo Falcão, o roteirista Fernando Weller e o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto. A mediação é de Mário Hélio.

Dentre as diversas conferências a serem realizadas no Congresso Internacional, destacam-se, ainda, os temas “A redefinição da identidade racial do Brasil na década de 1930: apontamentos e papel protagonista do sociólogo”, “História da Humanidade da Unesco: contribuições de Freyre para uma historiografia brasileira dos cruzamentos culturais”, “A recepção de Casa Grande & Senzala na Europa”, “Os paradoxos freyrianos e o pêndulo oscilante entre rupturas e continuidades com a oligarquia brasileira” e  “As relações raciais no Nordeste brasileiro”.

SERVIÇO

Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas: A Obra de Gilberto Freyre nas Ciências Sociais e Humanas na contemporaneidade

Local: Universidade de Salamanca, Espanha

Data: 25 e 26 de fevereiro de 2020

Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.