2ª edição do Domingo dos Pequenos de 2020 comemora carnaval com atividades educativas
Com oficinas e troça, evento gratuito para a criançada acontece no próximo domingo, 16 de fevereiro, no campus da Fundaj Casa Forte, das 9h às 12h
A segunda edição do Domingo dos Pequenos de 2020 chega carregada de atividades educativas em homenagem aos aspectos culturais do carnaval. Marcado para o próximo domingo, 16 de fevereiro, o evento gratuito tem como tema "Segurando o Talinho" em alusão ao bloco Segurando o Talo, criado pelos motoristas da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em 1984. A programação abre às 9h e vai até às 12h, no campus da Fundaj Casa Forte, Zona Norte do Recife.
Antes da realização das ações educativas no Museu do Homem do Nordeste (Muhne), vinculado à Fundação Joaquim Nabuco, o bloco carnavalesco "Segurando o Talinho" vai animar a comunidade Areal, em Apipucos, na rua Aliança, com muito frevo. A concentração da troça está programada para as 8h30. Após a folia, as crianças serão levadas para o campus Gilberto Freyre, no bairro de Casa Forte.
A criançada tem à disposição quatro oficinas, com uma faixa etária dos cinco aos sete anos de idade - "Ei! Abre alas pro meu bloco passar!"; "Máscaras de Papangus"; "Vivência Frevando" e "Instrumentos Musicais". Com 20 vagas por atividade, a inscrição é feita gratuitamente no local do evento, das 9h às 9h40.
Além das oficinas, outros atrativos são o Museu do Homem do Nordeste (Muhne), a Galeria Waldemar Valente e a Sala Mauro Mota, espaços que estarão abertos para visitação do público geral, além do karaokê e da venda de produtos infantis e de produtos comestíveis.
A troça da La Ursa com orquestra de frevo fecha a programação da segunda edição do Domingo dos Pequenos de 2020. O agito começa às 11h e termina por volta das 12h.
Confira a programação completa do Domingo dos Pequenos carnavalesco
8h30
Bloco Segurando o Talinho
Local: comunidade Areal, em Apipucos, na rua Aliança
9h às 12h
Visitação no Museu do Homem do Nordeste, Galeria Waldemar Valente e Sala Mauro Mota; Venda de produtos infantis e de produtos comestíveis; Karaokê
Local: campus Gilberto Freyre, no bairro de Casa Forte
10h às 11h
Oficina “Ei! Abre alas pro meu bloco passar!”
Vagas: 20
Faixa etária: a partir dos 6 anos de idade
Ação: consistirá na confecção de estandartes carnavalescos tendo como referência a exposição “Segurando o Talo: por uma Sociologia da alegria!”.
Local: campus Gilberto Freyre, no bairro de Casa Forte
Oficina de Máscaras de Papangus
Vagas: 20
Faixa etária: a partir dos 7 anos de idade
Ação: a atividade terá início dentro do Muhne com uma mediação na sala das manifestações populares. Abordará a tradição centenária dos papangus de Bezerros e o carnaval. Explicar o processo da confecção das máscaras (material e modo fazer). Realizar a decoração das máscaras.
Local: campus Gilberto Freyre, no bairro de Casa Forte
Vivência Frevando
Vagas: 20
Faixa etária: a partir dos 5 anos de idade
Ação: Vivência de frevo para crianças, partindo da musicalidade e individualidade dos participantes
Local: campus Gilberto Freyre, no bairro de Casa Forte
Oficina de Instrumentos Musicais
Vagas: 20
Faixa etária: a partir dos 5 anos de idade
Ação: Produção de ganzá com material reutilizável para participação de troça de La Ursa.
Local: campus Gilberto Freyre, no bairro de Casa Forte
11h às 12h
Troça da La Ursa com orquestra de frevo
Local: campus Gilberto Freyre, no bairro de Casa Forte
Entrada gratuita
Redes Sociais