Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Percurso da troça “A Turma da Jaqueira Segurando o Talo” passa por vistoria técnica
Início do conteúdo da página

Percurso da troça “A Turma da Jaqueira Segurando o Talo” passa por vistoria técnica

Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 15h04 | Última atualização em Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 15h33 | Acessos: 529

Praticamente sem problemas, fiscalização do trajeto do bloco da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) foi realizada na manhã desta quarta-feira (12)

Está quase tudo pronto para a 36ª edição da troça carnavalesca mista “A Turma da Jaqueira Segurando o Talo”, que arrastará uma multidão no próximo sábado (15). A concentração está marcada para as 10h, no campus Casa Forte da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no bairro da Zona Norte do Recife, com saída prevista às 12h. Na manhã desta quarta-feira (12), houve uma vistoria técnica por todo o percurso do bloco com o objetivo de identificar e corrigir possíveis irregularidades que possam vir a comprometer o desfile da agremiação e a segurança dos foliões.

Ao lado do presidente da troça, Edson Bezerra da Silva, e do diretor da ala jovem, Walber Santos Filho, representantes da Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana da Prefeitura do Recife), Polícia Militar, Celpe e Dircon (Controle Urbano do Recife) realizaram a fiscalização do trajeto do bloco. Cerca de 2,6 km foram percorridos a pé por toda equipe de vistoria. Praticamente não foram encontradas falhas na inspeção, que durou cerca de 1h30. "Tudo transcorreu dentro do planejado. Finalizamos mais uma etapa da preparação para o bloco", simplificou Edson Bezerra, presidente da troça desde 2003.

"Fiquei impressionada com a tranquilidade da vistoria. Não há nada grave. Apenas coisas pequenas que serão solucionadas rapidamente", afirmou uma das funcionárias da Dircon, Anne Siqueira. "Alguns entulhos terão que ser recolhidos e galerias recuperadas até o fim desta semana", completou um dos integrantes da Emlurb, Flávio Leão.

Além do recolhimento dos entulhos e da recuperação de galerias, fiações elétricas de telecomunicações localizadas na Avenida 17 de agosto irão ficar mais altas para manter uma distância de segurança dos trios elétricos. "É preciso ter uma atenção especial com a rede elétrica nos desfiles de carnaval, então vamos subir os fios para evitar qualquer tipo de contato, que pode ser perigoso tanto para seus integrantes quanto para os foliões que brincam na rua", alertou José Ricardo, responsável pela vistoria da Celpe.

O percurso da troça conta com seguinte roteiro: Avenida 17 de agosto (início); Rua Doutor Seixas, Rua Luiz Guimarães, Rua dos Arcos, volta pela 17 de agosto e vai até a Rua de Apipucos (fim). A rota total é de 1,8 km.

Considerado pelos foliões como o "Galo da Zona Norte do Recife", o bloco carnavalesco da Fundação Joaquim Nabuco foi criado em 1984 pelos próprios motoristas da instituição. Ele surgiu com o intuito de propiciar entretenimento nos bairros de Casa Forte, Poço da Panela, Monteiro e Apipucos. A edição deste ano está homenageando o líder comunitário Walber Santos, a ex-dirigente da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) Olímpia Falcão e o bloco Nós Sofre Mas Nós Goza.

O nome "A Turma da Jaqueira Segurando o Talo" surgiu por conta de uma cena tradicional no campus Casa Forte da Fundaj. Exatamente nesse local, os motoristas se reuniam diariamente, nas horas de folga, embaixo de uma jaqueira. O hino da troça é um frevo-canção criado por Jucilo Coutinho e com a partitura de Sebastião Vila Nova.

Serviço

Local: campus Casa Forte/Fundaj - nº 2187
Data: 15 de fevereiro de 2020
Horário da concentração: a partir das 10h
Entrada: Aberto ao público
Homenageados: Walber Santos (líder comunitário) e Olímpia Falcão (ex-dirigente da Dircon - Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife

Atrações

Blocos líricos: Eu Quero Mais; Confetes e Serpentinas; Cordas e Retalhos
Orquestras: Aurora Frevo Orquestra (Timbaúba); Evoé (Recife); Arrecifes Frevo Orquestra (Recife)
Maracatus rurais: Piaba de Ouro (Mestre Salustiano, da cidade Tabajara) e Cruzeiro do Forte (mais antigo do Recife, criado em 7 de setembro de 1929)
Bandas: André Marreta; Beleza Pura, Silvana Salazar, banda Camelô; Eduardo Moreno/A Farra das Poderosas; Malu Marinho, Marquinhos Balada, Bel Marcos e Márcia Lima

Trajeto: Avenida Dezessete de agosto (início); Rua Doutor Seixas, Rua Luiz Guimarães, Rua dos Arcos, volta pela Dezessete de agosto e vai até a Rua de Apipucos (fim)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.