Domingo dos Pequenos de Carnaval entra para história com edição inédita do "Segurando o Talinho"
Criançada lotou campus da Fundaj Casa Forte e participou das atividades educativas na manhã deste domingo (16)
Frevo, maracatu e caboclinho agitaram o Domingo dos Pequenos carnavalesco, realizado no campus da Fundaj Casa Forte, Zona Norte do Recife. Fantasiadas, as crianças caíram no passo. Em sua segunda edição no ano de 2020, o evento gratuito foi marcado pela estreia do bloco "Segurando o Talinho" em alusão à troça Segurando o Talo, criada pelos motoristas da Fundação Joaquim Nabuco em 1984. Cerca de 400 pessoas lotaram o local.
Além de muita folia, o encontro contou com atividades educativas, que trabalharam os aspectos culturais do carnaval, e visita ao Museu do Homem do Nordeste (Muhne). O público também conferiu a exposição “Segurando o Talo por uma Sociologia da Alegria”, na Sala Mauro Mota.
"A garotada foi responsável pela inauguração do bloco "Segurando o Talinho". Esse Domingo dos Pequenos especial de carnaval foi construído por todas as pessoas que estão no dia a dia do Museu do Homem do Nordeste", declarou o coordenador geral do Muhne, Frederico Almeida.
A criançada participou de quatro oficinas: "Ei! Abre alas pro meu bloco passar!" (confecção de estandartes); "Máscaras de Papangus" (decoração) ; "Vivência Frevando" (foco na musicalidade) e "Instrumentos Musicais" (produção de ganzá com material reutilizável).
"É a segunda vez que trago a minha filha (Ana Luísa) para o Domingo dos Pequenos. É uma oportunidade maravilhosa para a criançada entender o que é cultura e arte. Minha menina se apaixonou pelas oficinas e, agora, não quer perder mais nenhum evento", comentou Tânia Cordeiro, responsável pela criança Ana Luísa.
A troça da La Ursa com orquestra de frevo fechou com chave de ouro a programação da segunda edição do Domingo dos Pequenos de 2020. Após diversão de sobra, as crianças ganharam um lanche para recuperar as energias.
"Promovemos ações educativas que fazem parte da nossa cultura e estão nas nossas raízes. O carnaval foi a temática das oficinas e não podia ser diferente, até porque estamos às vésperas dessa manifestação cultural", destacou a coordenadora de ações educativas do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), Edna Silva.
Redes Sociais