102ª Reunião do Condir aprova projeto de pesquisa sobre migração de brasileiros para União Europeia
Com apenas uma pauta na Ordem do Dia, encontro entre presidente e conselheiros da Fundaj aconteceu nesta quinta-feira (20), na Sala Gilberto Freyre
Apenas um item foi levado à apreciação dos conselheiros na 102ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), realizada na manhã desta quinta-feira (20) na Sala Gilberto Freyre, no campus Casa Forte da Fundaj. A pauta colocada na Ordem do Dia — "Projeto de pesquisa 'Brasileiros na União Europeia: novos cenários na migração internacional', coordenado pelo servidor Wilson Fusco' — teve aprovação na sessão, aberta pelo presidente da Casa, Antônio Campos.
"O tema das migrações centrais no contemporâneo é muito relevante. Essas convivências de diferentes culturas e identidades merecem ser analisadas. É importante um estudo da migração dos brasileiros para a União Europeia. Os dados estratégicos da pesquisa, inclusive, precisam ser colocados à disposição no campo científico, até porque a Fundaj é uma casa aberta e de fomento", destacou Antônio Campos.
A pesquisa foi aprovada com recomendação quanto ao orçamento do projeto. "Não haverá problemas em relação ao custo. Isso porque tudo será feito pela internet. Mas é importante analisar essas condições", afirmou a diretora de Planejamento e Administração da Fundaj, Maria Galliza.
Com a coordenação do servidor Wilson Fusco, pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco, o projeto de pesquisa "Brasileiros na União Europeia: novos cenários na migração internacional" tem o objetivo geral de analisar o movimento migratório do Brasil para os países da União Europeia. O trabalho dará uma atenção especial aos interesses nas estratégias de inserção social dos brasileiros nos países de destino.
Conforme o cronograma apresentado, o projeto será concluído em 36 meses (12 trimestres). Cinco atividades foram elencadas: Elaboração de artigo para submissão de três periódicos; Aplicação de questionários (via internet) a migrantes na União Europeia; Elaboração de cartogramas relativos à migração no recorte analisado; Montagem de banco com as informações coletadas pela pesquisa qualitativa (via internet); Elaboração do relatório final de pesquisa.
*Encerramento*
O fechamento da reunião foi marcado por assuntos de Ordem Geral, sendo seis no total - Inauguração da Sala Calouste Gulbenkian; Visita ao Instituto Tomie Ohtake; Inauguração do escritório FNDE na Fundaj; Seminário Gilberto Freyre; Seminário Orientes e Nordeste; Homenagens à Clarice Lispector.
Redes Sociais