Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundaj ministra seis cursos de curta duração gratuitos em março
Início do conteúdo da página

Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundaj ministra seis cursos de curta duração gratuitos em março

Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 12h58 | Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 10h28 | Acessos: 3356

 Revisão Linguística, Cooperação Internacional, Gestão e Difusão da Inovação no Setor Público, Governança no Setor Público, IN 05 e suas atualizações e Lei Geral de Proteção de Dados são capacitações oferecidas 

A Diretoria de Formação (Difor) da Fundaj, por meio de sua Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), promove seis cursos de curta duração no mês de março. São eles: Cooperação Internacional, Gestão e Difusão da Inovação no Setor Público, Governança no Setor Público, IN 05 e suas atualizações, LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados e Revisão Linguística. Credenciada como Escola de Governo, a EIPP foca em atender as demandas de servidores públicos. Porém, é importante frisar que isso não exclui a participação dos demais. Qualquer pessoa pode se inscrever nas capacitações gratuitas.

“Acompanhando as mudanças do mundo globalizado e dinâmico, buscamos ofertar em 2020, cursos de excelência, atuais, inovadores e complementares. São cursos pensados para a capacitação do profissional multitarefas, exigido pelo mercado de trabalho atual”, afirmou a coordenadora geral de Cooperação e de Estudos de Inovação da Difor, Maria Luíza Cruz.

O curso de Revisão Linguística começa no próximo dia 10 de março e será ministrado pela professora doutora Solange Carlos de Carvalho. O objetivo da capacitação é formar revisores linguísticos que trabalhem o texto além dos limites da gramática normativa. As inscrições vão até o dia 2 de março e o resultado da seleção sai no dia 5 de março. “Nem sempre a disposição escrita acompanha o raciocínio do produtor do texto, e sua criatividade não implica necessariamente um enquadramento normativo. Pensando nisso, o curso é de grande contribuição aos escritores na revisão de suas produções textuais”, afirmou a professora.

Por sua vez, o curso de Governança no Serviço Público tem a proposta de falar sobre o papel do agente público, suas leis e seus desafios. Além disso, os alunos também avaliarão a área e  identificarão as melhorias que podem ser aplicadas. Já o de LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados apresentará um panorama sobre a nova legislação Brasileira de proteção de dados pessoais (lei 13.709/18), compreendendo os temas mais importantes para sua implementação. O objetivo do curso é capacitar as pessoas para entenderem, de forma rápida e acessível, o funcionamento e diretrizes básicas expostas na nova lei geral de proteção de dados do Brasil.

Já o curso de IN 05/2017 e suas Atualizações mostrará os procedimentos implementados pela Instrução Normativa nº 5/2017. O mesmo trata das regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços, sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional. Na capacitação de Gestão e Difusão de Inovações no Setor Público os alunos identificarão a presença da inovação no setor público, mapearão o processo decisório de inovação e identificarão os fatores indutores e as barreiras à inovação.

"A seleção dos cursos a serem ofertados tem como finalidade qualificar os servidores para as exigências das mudanças que encontram-se ocorrendo na gestão pública e na sociedade. Estamos contratando os melhores professores, muitos reconhecidos internacionalmente, no intuito de manter elevado o nível de nossas turmas", afirmou o coordenador-geral da Escola de Inovação e Políticas Públicas, Leonardo Cruz.

A Cooperação Internacional na pós modernidade tem como função mudar a agenda de um país, incluindo temas como aumento de acesso à educação de populações socialmente desfavorecidas, direitos humanos, sustentabilidade, inovação e tecnologias. Os alunos que se inscreverem no curso de Cooperação Internacional terão a oportunidade de entender sobre o tema e como sua atuação deve ser aplicada. A capacitação tem o objetivo de discutir uma melhor articulação e coordenação de ações de políticas públicas e privadas, levantando os principais atores internacionais e seus respectivos papéis na Cooperação Internacional.

Serviço: 
Revisão Linguística 
Data: dias 10, 12, 17, 19, 24, 26 e 31 de março e 2, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de abril.
Horário: 19 às 22h
Local: Edifício Ulysses Pernambucano, Fundaj/Derby - Rua Henrique Dias, 609, Recife
Vagas: 36
Inscrições: https://www.sympla.com.br/revisao-linguistica-pre-selecao__804490
Gratuito
 
Governança no Setor Público
Data: 16 a 18 de março
Horário: 08h30 às 12h e 13h30 às 17h
Local: Edifício Ulysses Pernambucano (segundo andar), Fundaj/Derby - Rua Henrique Dias, 609, Recife
Inscrições: https://www.sympla.com.br/governanca-no-servico-publico__804730
Gratuito
 
LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados
Data: 23 a 25 de março
Horário: 08h30 às 12h e 13h30 às 17h
Local: Edifício Ulysses Pernambucano (segundo andar), Fundaj/Derby - Rua Henrique Dias, 609, Recife
Inscrições: https://www.sympla.com.br/lgpd---lei-geral-de-protecao-de-dados__805002
Gratuito
 
IN 05 e suas atualizações
Data: 23 a 25 de março
Horário: 08h30 às 12h e 13h30 às 17h
Local: Edifício Ulysses Pernambucano (segundo andar), Fundaj/Derby - Rua Henrique Dias, 609, Recife
Inscrições: https://www.sympla.com.br/in-05-e-suas-atualizacoes__805034
Gratuito
 
Gestão e Difusão da Inovação no Setor Público
Data: 23 e 24 de março
Horário: 08h30 às12h  e 13h30 às 17h.
Local: Edifício Ulysses Pernambucano (segundo andar), Fundaj/Derby - Rua Henrique Dias, 609, Recife
Inscrições: https://www.sympla.com.br/gestao-e-difusao-de-inovacoes-no-setor-publico__804975
Gratuito
 
Cooperação Internacional
Data: 23 a 26 de março
Horário: 08h30 às 12h e 13h30 às 17h
Local: Edifício Ulysses Pernambucano (segundo andar), Fundaj/Derby - Rua Henrique Dias, 609, Recife
Inscrições:  https://www.sympla.com.br/cooperacao-internacional__805069
Gratuito

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.