Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj firma parceria com Museu Paranaense
Início do conteúdo da página

Fundaj firma parceria com Museu Paranaense

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 19h12 | Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 19h12 | Acessos: 456

Com pretensão de visitar e levar futuramente para o Paraná a Exposição Educação pela Pedra, os diretores do Mupa também conheceram galerias e Museu do Homem do Nordeste nesta sexta-feira (6) 

Duas instituições juntas na missão de falar sobre a cultura do ser humano. A Fundação Joaquim Nabuco, por meio de sua Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) recebeu a diretoria do Museu Paranaense (Mupa), nesta sexta-feira (6). O grupo conheceu os campi Casa Forte e Derby, e trocou experiências com os anfitriões. 

“Depois que inauguramos a exposição Educação pela Pedra, a direção do Museu Paranaense entrou em contato conosco manifestando interesse em levar a mesma para lá. Nisso, convidamos eles para virem conhecer a mostra e a Fundaj pessoalmente para, juntos, pensarmos em outras parcerias." Afirmou o diretor da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, Mário Hélio.

Com o objetivo de realizar trabalhos em conjunto com o Mupa, a Fundaj abriu a casa para mostrar suas exposições, o museu e as demais instalações para os visitantes. A diretora do Museu Paranaense, Gabriela Bettega, o diretor artístico, Richard Romanini, e a curadora Giselle de Moraes foram recebidos logo cedo por uma equipe do Museu do Homem do Nordeste, no campus de Casa Forte. A exposição “Segurando o Talo por uma Sociologia da Alegria” foi a primeira a ser visitada. Depois, o espaço do Educativo do Museu, o próprio Muhne e, logo em seguida, a Galeria Massangana. 

Durante a visita, muitas perguntas surgiram. “Estou sugando ao máximo”, disse a diretora do Museu Paranaense Gabriela Bettega. No Educativo falaram sobre os eventos e as atividades desenvolvidas. No Museu, conheceram a exposição permanente e tiraram dúvidas sobre o acervo. Cada detalhe sobre curadoria e montagem foi cuidadosamente investigado. A riqueza do acervo cultural da Fundaj foi bastante elogiada.

“A visita foi muito proveitosa! Identificamos bastante semelhanças em relação ao que temos buscado para nossa instituição também. Nosso intuito é, de fato, abrir essa parceria e manter um diálogo com a Fundaj. A partir desse encontro, já tivemos várias ideias”, afirmou Bettega.

Depois do almoço, a visita foi no campus do Derby. Lá, uma equipe da Coordenação de Artes Visuais (Coart) da Fundaj aguardava o grupo. Depois de conhecerem a beleza da arquitetura do prédio, seus vitrais e instalações, chegaram na Galeria Vicente do Rego Monteiro, onde encontra-se atualmente a exposição Educação pela Pedra. Os visitantes passearam pela mostra e observaram cada detalhe. Por fim, visitaram a Sala de Videoarte e a de oficinas do Educativo da Coart.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.