Fundação realiza programação especial pelo Dia Internacional da Mulher
Almoço, pocket-show, oficinas e palestra compõem o roteiro nesta sexta (13). Colaboradoras terão jornada reduzida a partir das 11h
Clarice Lispector (1920-1977) foi muitas mulheres. Foi Tereza Quadros e Helen Palmer para os jornais aos quais escrevia colunas femininas, foi mãe, esposa e amante, foi ela mesma e também foi clandestina de suas obras e de sua vida. No ano de seu primeiro centenário de nascimento, a escritora também será homenageada na comemoração pelo Dia Internacional da Mulher da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A ação organizada pelas coordenações de Gestão de Pessoas e Educativo do Museu, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Fundaj, ocupará o campus Casa Forte ao longo de toda tarde desta sexta-feira (13).
Com o início previsto para às 12h30, será oferecido um almoço comemorativo no restaurante Solar do Carrapicho, localizado no térreo do Edf. Paulo Guerra. Para a promoção da atividade, as colaboradoras da Instituição serão liberadas para um segundo expediente — terceirizadas (11h) e servidoras (12h). Transportes serão disponibilizados para todas as trabalhadoras de outros campi a partir das 11h. “É um momento, sobretudo, de reconhecer as contribuições de todas a esta Casa. Por isso, terão um intervalo para se produzirem. Aqui, na Sede, conseguimos realizar um maior número de atividades”, destacou a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Mary Pimentel.
Às 14h, a neuropsicóloga Eliana Almeida ministra a palestra “Em busca de si mesmo” no jardim do Museu do Homem do Nordeste. Enquanto, às 15h, o forró de Márcia Lima embala a programação. A cantora arcoverdense realiza um pocket show [apresentação em formato menor], com repertório que passeia por canções como Filosofia, de Flávio José, e também de seu primeiro álbum “Falta d’Ocê” (2017). Na sequência, o educador do Muhne Emerson Pontes ministra oficina de aquarela. Já os monitores Cleiton Nóbrega e Fernando Alvim, e a servidora de Recursos Humanos Edna Corrêa realizam performances com textos de Clarice.
“Queremos aproveitar o ensejo para fazer um momento de celebração à memória e a vida de Clarice, assim como de todas as mulheres. Existem vivências muito particulares, claro. Mas, também, existem os pontos de encontro.”, apontou a coordenadora do educativo do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), Edna Silva. Para o presidente da Fundação, é um momento para o agradecer às colaboradoras. “A Fundação compreende a importância de todas. Por isso, amarramos um roteiro cuidadoso, atento a cada realidade. Queremos que todas sintam esta atenção”, refletiu Antônio Campos.
Momentos de cuidados e sorteios também marcam a programação vespertina.
Realização profissional para elas
Um levantamento do extinto Ministério da Fazenda, apontou que, em 2017, 178 mil pessoas se afastaram de suas funções profissionais em decorrência de transtornos atrelados à saúde mental no ambiente de trabalho. Por isso, a neuropsicóloga Eliana Almeida, especialista em desenvolvimento de carreira e negócios, criou o programa Em Busca de Si Mesmo. Através de seu workshop, ela ajuda as pessoas a encontrar a felicidade e se sentirem realizadas a partir do autoconhecimento. “É importante estar alinhado e desenvolver congruência, ter uma comunicação efetiva e bons relacionamentos para ter uma vida mais feliz e integrada consigo”, destaca.
Na programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a especialista realizará palestra com o mesmo tema, trazendo um recorte do conteúdo abordado no workshop voltado ao reconhecimento. “Majoritariamente, o público da atividade é feminino — cerca de 85%. A nossa conversa visa tratar de superar cicatrizes emocionais para que cada uma possa se conectar com uma versão melhor de si. Boa parte do nosso tempo de vida é dedicado ao trabalho. Se trata de um papel social importante, indispensável para se obter qualidade de vida”, observa Eliana Almeida. Outro ponto destacado pela psicóloga, será o contexto de crise econômica.
Programação
12h30 — Almoço — Solar do Carrapicho, térreo do Edf. Paulo Guerra
14h — Palestra “Em busca de si mesmo”, com Eliana Almeida — jardim do Muhne
15h — Pocket-show da cantora Márcia Lima - jardim do Muhne
Oficina de Aquarela, com Emerson Pontes - jardim do Muhne
Performances de textos de Clarice Lispector, com Cleiton Nóbrega, Edna Corrêa e Fernando Alvim - jardim do Muhne
Serviço
Comemoração Dia Internacional da Mulher para colaboradoras
Local: Museu do Homem do Nordeste (Fundaj Casa Forte)
Data: 13 de março de 2020
Horário: 12h30
Exclusivo para servidoras, terceirizadas e estagiárias
Confirmar presença pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais