Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > iNovaFundaj discute inovação social em políticas públicas para redução de impactos decorrentes da epidemia do coronavírus
Início do conteúdo da página

iNovaFundaj discute inovação social em políticas públicas para redução de impactos decorrentes da epidemia do coronavírus

Publicado: Segunda, 25 de Mai de 2020, 11h01 | Última atualização em Segunda, 25 de Mai de 2020, 16h56 | Acessos: 474

 Evento digital é gratuito e acontece no próximo dia 27 de maio, por meio da plataforma de videoconferências Zoom

 

“Como a Inovação Social em Políticas Públicas Contribuirá para Reduzir os Impactos da Covid-19 na Gestão dos Programas Sociais?” Essa é a questão da temática do próximo iNovaFundaj. A 10ª edição do projeto será exibida por meio da plataforma de videoconferências Zoom, no próximo dia 27 de maio. Dessa vez, a palestra será mediada pelo coordenador do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (Nisp) da Fundaj, Sergio Kelner, e ministrada pela pesquisadora do mesmo Núcleo, Carolina Beltrão. Além deles, a doutora em Sociologia Adriane Ferrarini também dará sua contribuição. O evento virtual é promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio de sua Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor). E quem quiser participar, pode se inscrever gratuitamente, pelo link: https://bit.ly/3bR2UQD.

“O conteúdo que será exposto faz parte de uma pesquisa que o Nisp tem nutrido com dados, análises e reflexões. Será uma oportunidade fantástica para discutir impactos da pandemia em programas como o Bolsa Família e a Previdência. E também, como as gestões municipais que executam esses programas estão sendo afetadas com essa nova realidade”, afirmou o da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj, Wagner Maciel.

Inovação social em políticas públicas é, essencialmente, promover rupturas no modelo de planejamento, gestão e governança dos programas de governo, a fim de aperfeiçoá-lo às realidades locais. Significa uma melhora do que existe ou a criação de novos programas para entregar serviços de melhor qualidade e que visem ampliar o bem-estar da população e reduzir as desigualdades.

“A Covid-19 trouxe, inevitavelmente, uma necessidade de redesenho do modelo e da gestão dos programas sociais, sendo imprescindível dar início a um novo ciclo de planejamento que seja legitimado por um Pacto Social junto aos municípios. Este tema será tratado por meio de um paralelo com resultados de pesquisa realizada pela Fundaj junto ao Governo Federal em 2017 e que envolveu gestores federais e municipais sendo entrevistados sobre programas sociais”, destacou a pesquisadora do Nisp da Fundaj Carolina Beltrão.

O tema proposto é uma continuidade das discussões da Oficina Nacional de Inovação Social para Redução das Desigualdades realizada pela Fundaj em novembro de 2019, por meio do Nisp. Portanto, o webinar falará a respeito dos impactos da Covid-19 na execução de programas e políticas sociais, sobretudo, no âmbito municipal. Isso porque o projeto busca aprofundar as dificuldades nesse aspecto.

Serviço

10° iNovaFundaj: Como a Inovação Social em Políticas Públicas Contribuirá para Reduzir os Impactos da Covid-19 na Gestão dos Programas Sociais
Palestrantes: Adriane Ferrarini (doutora em Sociologia e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos) e Carolina Beltrão Medeiros (doutora em Administração e pesquisadora do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (Nisp) da Fundaj)
Mediador: Sergio Kelner (economista e coordenador do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (Nisp) da Fundaj).
Data: 27 de maio 2020
Hora: 16h30 às 18h
Local: serviço de videoconferências Zoom
Inscrições: https://bit.ly/3bR2UQD

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.